Suzuki RF 900R


SUZUKI RF900R

rf900r-4

Em 1994, a RF 900R pulou para o mercado com um preço muito razoável da marca Suzuki, na época ficava em torno de de US $ 13.999 e imediatamente a Kawasaki ZX9-R, que passou a custar US $ 15.590.
A concorrência não era apenas limitada às grandes máquinas, porém, a excelente Yamaha FZR1000 e as  Honda’s FireBlade também entraram na briga.
rf900r-1
Reconhecidamente o RF nunca apresentou uma séria ameaça para as “Blade, mas possuem uma 125PS de motor que chegava a 12.000 rpm. Esta unidade foi espectacular derivada da GSX-R1100W, e foi muito interessante para muitas das pessoas que estavam à espera de gastar seu dinheiro.
rf900r-2
A RF foi única no mundo do motociclismo, na medida em que utilizou uma viga de aço moldura emprestada e reforçada a partir da RF600, passando a utilizá-las nas outras motos esportivas da  Suzuki de maior cilindrada. Os quatro-cilindros, com arrefecimento líquido e 16 válvulas do motor acondicionado no quadro veio das outras irmãs, mas foi um velho pedaço pesado por si só. Apesar das melhores tentativas de tornar a RF um peso-pesado, com 203 kg ela era mais leve do que se aspecto sugeria.
rf900r-5
Carenagem em vermelho ou preto, o estilo atraiu um pouco de crítica justa, bastante cruel com alguns comentários sobre as entradas de ar em grande parte na lateral da carenagem, e curiosamente a grande rabeta.
rf900r-3
Ficha Técnica
Motor: 937cc, 4 Tempos, 4 cilindros, Refrig. Líquida, Comando DOHC, 16-válvulas
Potência: 135 cv a 10.000 rpm
Alimentação: 4 Carburadores Mikuni BST 36mm
Lubrificação: – – –
Ignição: Eletrônica
Partida: Elétrica
Transmissão: 5- Marchas
Comprimento: 2130mm
Largura: 730mm
Altura do assento 805 mm
Peso à seco: 203 Kg
suspensão dianteira: Garfo Telescópico, curso de 120mm
suspensão traseira: Mono-amortecedor, curso de 130mm
Freio Dianteiro: 02 Discos de 310mm
Freio Traseiro: Disco de 240mm
Pneus: 120/70-17 (frente), 170/60-17 (traseiro)
Tanque: 21 Litros

Medições

Vel. máxima: 259 Km/h
0 a 100 Km: 3″9
Consumo médio: 18,5 km/l
Equipe:MotosBR

54 comentários sobre “Suzuki RF 900R

  1. Ela aceita um pneu 200 ou 190 na trazeira?
    Existe alguma rabeta para mordenizar o modelo, sem que desconfigure muito o modelo?

    Curtir

    1. Olá De Cesario … em relação ao pneu, é o 190… já a rabeta… demos uma consultada, mas achamos só umas rf mais modificadas, tipo carenagem e rabeta tipo srad.

      Curtir

  2. TENHO UMA RF900 ANO 98 E GOSTARIA DE SABER SOBRE O CONSUMO DA MOTO- MEDIA DE ESTRADA ANDANDO EM VELOCIDADE CRUZEIRO ENTRE 120KM E 160 KM POR HORA.
    SERA QUE ALGUEM PODERIA ME RESPONDER?

    Curtir

    1. Ae Pedro… olha só…. a uma média de 140km/h ela deve fazer 19 km/l na estrada e na cidade fica em torno de 15 km/l …. media tirada por um proprietário de uma RF900 98 de SP.

      falow!!!

      Curtir

  3. Olá, adquirí recentemente uma RF 97 vermelha, motor funcionando bem e marchas tb, mas faz alguns dias que ela não liga. Quando ligo, apenas ouço um barulhinho do motor de partida e nada. Será que é a bateria? Preciso de ajuda, valeu.

    Curtir

  4. Olá!
    Seguinte, eu tenho uma GSX 750 F ano 98, e estou pensando em trocar por uma RF 900. Queria saber como é a moto, motor, conforto, velocidade, essas coisas. Preciso de uma luz haha…
    Obrigada!

    Curtir

    1. Juliana, eu tenho uma. Comprei recentemente e ela superou todas as minhas expectativas. Estou super contente com a moto. Muita rápida na saída e responde na retomada, em qualquer marcha, como nunca vi. A 200 km/h ela demostra que ainda tem muito pra render. Pode acelerar que a velocidade vem. Excelente estabilidade. Para mim só há dois pontos negativo: farol e freios. Poderiam ser melhores.

      Curtir

    2. Ola pessoal, tenho uma RF 900 95 e estou precisando vender, uma moto muito boa, fiz uma revisão no carburador dela e deixei ela zerada, ta uma bala, preciso urgente de um carro, se tiver alguem interessado ou souber quem quer uma entre em contato pelo meu e-mail.
      Obrigado.

      Curtir

      1. Sandro, ela esta com um colega meu, eu precisava de um carro e ele me arrumou, ele não vai ficar com ela poruqe não tem tempo para andar, segue o fone para contato 014-91635650 Richard.
        Obrigado.

        Curtir

  5. TENHO UMA RF 600 R ANO 96,AUMENTEI UM DENTE NA COROA E SO COLOCO GASOLINA PODIUM DA BR ,VCS PODEM NÃO ACREDITAR MAIS GSX 750 E 650 2010 É BRICADEIRA MAS NÃO DA NEM PARA COMEÇAR UM RACHINHA QUE ESTAS DUAS MOTOS FICAM PARA TRAS COMO SE FOSSEM MOTOS DE MENOR CILINDRADA,OTIMA DE CURVA UMA EXELENTE MOTO PARA QUEM TEM BRAÇO E ESTILO

    Curtir

  6. Tenho uma duvida cruel sobre o custo beneficio dela pois to quase fechando um negocio. A minha duvida é se a manutenção dela comparado com a da suzuki gsx f 750 muito absurdo pois pelo que eu vi o consumo ta quase pau á pau. Só que eu acho a rf 900 muito mais moto. Detalhe eu vou usar ela todos os dias para trabalhar são 44 quilômetros no total. Assim desfruto ela 100 %. Gostaria de uma opinião ! ! !
    Obrigado,
    Thomas

    Curtir

    1. Blz thomas … a RF900 realmente é uma bela moto, em relação a gsx750f na manutenção, os valores são parecidos mesmo, porém, vc deverá ter mais dificuldades para encontrar determinadas peças se precisar, pois, a RF já foi descontinuada á muito tempo, ao contrario da gsx750f, apesar que vc poderá utilizar o Ebay e importar ….. o uso diario de uma moto de gande cilindrada e relativamente antiga, vai depender do real estado da moto, da realização das manutenções periodicas e da tocada do piloto, ela te exigirá mais cuidado e atenção com a manutenção, fora isso , é só diversão …. bons km’hs.

      Curtir

    2. ola thomas ,se voce ja comprou a moto fika sussa ki foi uma otima escolha ,tenhu uma 94/94 zerada..vermelha tudo ok ..r1 nem si fala nem ve a cor da minha moto quando passo da ate dó ….
      naum a desmerecendo quero ter uma tbm ,mais no momento nao a troco por nada ..abraxxx a todos que tm uma ou que kerem ter..
      obrigado..

      Curtir

  7. Em 1994 tive o prazer de tirar uma RF 900 zerada na J TOLEDO, preta , o numero do chassi dela era 00000021, ou coisa assim , simplesmente era a 21a moto dessa fabricada no mundo… tive anos de alegria com ela.. hoje apos 18 anos estou procurando outra para comprar …. voltar aos bons tempos. essa moto recomendo…. abracos a todos .. Saulo Goos

    Curtir

    1. Ola Saulo
      Tenho uma RF 900 95 e praticamente sou o 2º dono, tenho interesse em vende-la pois desde que adquiri ela a 4 anos andei no maximo 5.000 Km, ela fica muito parada e este ano tive que fazer revisão no carburador dela e troca as 4 boias porque estavam encharcando. Se tiver algum interesse podemos conversar, meu e-mail pnedson@hotmail.com.
      Um abraço.
      Edson.

      Curtir

      1. Olá Edson, eu adquiri uma RF 900, estou passando para o meu noma, e não estou achando onde fica o número de chassi e de motor dsa mesma, poderia me ajudar me enviando por email onde fica os numeros. muito obrigado. Josué

        Curtir

      2. Boa noite Josué
        A numeração do chassi fica na frente como nas outras motos, ja o numero do motor se ela estiver com carenagem terá que retirar, fica do lado direito logo atras do cilindro, em cima do bloco, impossivel de ver com a carenagem.
        Um abraço.
        Edson.

        Curtir

  8. Olá Pessoal! Sou o feliz dono de uma RF 900r, o bicho anda, não tem prá ninguém, a bomba eu tirei, e apenas com um litro, é claro, na reserva, ela anda sem problema algum de falta de combustível. Só aumentar o diâmetro da mangueira. Quando estou a 80 km por hora, já pode colocar a quinta marcha, que ela não reclama. Assim aumenta o rendimento. Manutenção, somente equalizar os carburadores.

    Curtir

  9. olá, estou interessado em adquirir uma rf 900, mas estou com duvidas em relação a manutenção, valores e peças…qual a manutenção periódica oque se deve trocar, de quanto em quanto tempo e o custo, se as peças são fáceis de encontrar, se de outras motos tbm pegam…por aí vai, se ajudar a informação sou de fortaleza…desde já agradeço aos colaboradores

    Curtir

    1. Entao esqueca melhor economizar um pouco mais e pegar uma moto mas nova com injesao eletronica por que as pecas e manuntencao sao muito caras para uma motousada nao existe pecas paralelas ela e uma moto que nao porde ficar parada por muito tempo tive uma por tres anos se eu comta o quanto eu usei daria um mes o resto do tempo ficou parada por falta de pecas olha que eu sou mecanico as custam muito tive problema com radiador valvolas que se soltaram engrenagen da segunda macha bomba de combustivel que intupiu regulador de voltagem que acabou causando danos no cdi bomba e semsor de faica essa foi a pior moto que eu tive quanto mas velha pior hoje eu tenho uma sred nao tenho dor de cabeca

      Curtir

  10. olá amigos, tenho uma rf 900 ano 97, eu adoro, mas ela tá falhando direto, faço carburação, fica boa 10 dias e começa de novo…falha cilindro….o q. pode ser?…me ajudem…

    Curtir

    1. Boa noite Luiz
      Tinha uma RF 900 95 e ela começou com o mesmo problema, fazia carburação ela ficava boa uns tempos e depois falhava, ai levei num cara que só mexia com motos grandes e ele matou a xarada, as boias estavam encharcando, ficavam pesadas e a moto encharcava as velas, troquei as boias e a moto ficou zerada, mais vc vai se assustar com o preço em cerca de uns $ 200,00 cada, e só original, mais vale a pena.

      Um abraço
      Edson

      Curtir

    2. Eu tenho uma RF 900 ano 98,e p mim foi mais facil,,,segui a recomendacao do antigo proprietario e uso APENAS GASOLINA ADITIVADA boa,,,ate botei normal mas fui para na oficina de teimoso p 2 vezes e tomei vergonha e so isso….a respeito da moto tive uma ZX 11 antes e essa da pau de re,,,ate parece minha antiga RD 350 viuva negra c 900cc,,e uma porrada so,….e so ver a potencia q reina hoje em dia,ainda anda junto facil,,135cv,,,otima compra ate hoje pelo custo beneficio e c traseira da Srad fica atual ate hoje

      Curtir

      1. segue mais uma dica, que por ter moto e carro anitgo que tem problemas iguais, ok? Então no caso da RF , sugiro ao Marcelo e a quem a use pouco, que efetue a seguinte operação: Ao parar e guardar a moto, retire TODA a gasolina do tanqu de combustivel,ok? deixei a torneira geral do tanque na posição ON e funcione a moto, até que ela consuma a gasolina da boma e dos carburadores, se necessário usar o afogador até para. Pronto o sistema está seco. Após isso fecha a torneira do tanque, na posição OFF, e reabasteça o tanque para não criar ferrugem, e lembre que na proxima vez que for funcionar o sistema estará seco e levara um tempo maior até o combustivel descer, mas evita a formação de sujeira nos carburadores e na bomba, comigo dá certo por até 60 dias após parar a moto

        Curtir

  11. Boa tarde, cai com minha RF900R, acabei com a carenagem, moro em Brasília, alguém pode me informar o que posso fazer e onde procurar, pra deixar ela em estado de bala? Att.

    Curtir

  12. preciso do banco e da parte de cima da carenagen junto ao tanque alguem tem me informe RF 900R 95;;;rv.toledo@pop.com.br

    Curtir

  13. Olá…
    No último fds viajamos por aqui na bahia.No pelotão da frente andaram uma Srad 1000 e uma Cbr 1000,no intermediário estava RF900 (EU / 275km/h) e uma CBR 900RR. Adivinha o que aconteceu? A CBR tomou pau!!! Pouco mas tomou…atrás de todos estavam as 600,kawasaki e cbr rr…enfim,alguém sabe o que posso fazer para a minha moto andar mais.Além disso,estou percebendo que quando exijo demais numa puxada,ou seja,quando limito o giro,ela ”solta uma tragada” preta misturada com esbranquiçada/azulada. como resolver esse problema????

    Grato,
    Esdras Fraiz

    Curtir

  14. Galera boa noite gostaria de saber se tem alguma adaptação para amortecedor traseiro, ou se posso usar outro amortecedor???

    Curtir

  15. Esdras boa noite.

    tenho uma RF 900R e a minha também ta soltando essa fumaça ??? vc resolveu o problema da sua ??? o que fez ?

    Curtir

  16. Estou interessado em comprar uma suzuki RF 900 ano 2005, nunca havia visto a moto, dei uma volta nela hoje e me interessei muito. O fato é que tenho uma kasinski gtr 250, ano 2011 com 14 mil km rodados, ele pegaria a minha e mais 2500,00 na troca. O que vocês acham, o que devo analisar na suzuki? o que devo observar? está boa a troca?

    Desde já eu agradeço, boa noite!

    Curtir

    1. Leonardo tem certeza que essa RF é 2005 ?
      estou achando que ele é 1995, se a moto for boa vale muito a pena nem se comprar com kasinski,

      Curtir

    1. Bom dia Gilson peças para esse moto só em agências suzuki tem a Snake em Cordeirópolis que é muito bom o atendimento vc acha o telefone no google e tem tambem como vc importar direto pelo site ebay que é um mercado livre mundial tem coisas muito barata paras as RF 900 R.

      valeu abraço Fernando.

      Curtir

      1. Peças para RF900, já comprei na SIMITERIO peças em Curitiba, no site da VAZ, para relação original, e vi no mercado livre recentemente , 2 motos em peças para venda

        Curtir

  17. Mercado Livre, tem algumas coisas, e em Curitiba, a SIMITERIO moto peças, tenho uma 1997, com 30 mil kms, mas estou c/ problemão na coluna e encostei há 2 anos, se interessarem-se me liguem, é pegar e andar.

    Curtir

      1. Jeferson,
        Minha moto é verde metalica, com as laterais, rabeta traseira e para lamas dianteiro azul metalico escuro(quase preto metalico) e detalhes em prata , que é a cor original da moto, quadro e rodas pratas. Meu irmão saiu com ela há cerca de 2 semanas para ir na Oktoberfest, e eu segui com um Audi A6, e vi que a fera ainda bate os 283km de final( 1/2 tanque de Avigas e 1/2 de Podium) e me deu uma saudade que não resisti, e em Blumenau tive que dar uma banda de 80 por hora só para lembrar como responde, mas a cluna não deixa mais eu esticar alem da 2a, que se levar no que dá , passa tranquila de 145, e preço…… Pelo estado e o preparo da RF, penso em R$ 20 mil, mas sei que gastei muito mais que 5 de preparo, tem 3 ponteiras, sendo uma de fibra de carbono, uma de inox e outra curta. Todo mundo que ve quer comprar, mas estou reservando para que ela ache um dono que continue cuidando como eu cuido, embora nem de 125 eu possa anadar mais.
        Qualquer coisa me contata pelo e mail fordv8man@ig.com.br.
        Abração aos que tem e não tem uma RF900 e nem imaginam do que ela é capaz, a velhinha é estupida e atrevida….

        Curtir

  18. gostaria de saber onde encontro informação sobre bronzinas, e partes interna da rf 900r, a minha esta com problema no virabrequim terei que trocar.

    Curtir

Deixe um comentário