Harley Davidson XR 1200


Nova XR 1200 resgata passado esportivo da Harley-Davidson
Recém chegada ao Brasil, motocicleta esbanja estilo e tem motor “V2” de 90 cv

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Um passado vitorioso em competições. Assim podemos classificar a Harley-Davidson com a sua XR 750 nas dirt tracks da década de 1970, corridas na terra feitas em circuitos ovais nos Estados Unidos. Com inspiração em seu modelo “racing”, a Harley-Davidson criou em 2008 a XR 1200. Curiosamente a motocicleta foi lançada inicialmente para o público europeu. Após vários pedidos do lado de cá do Atlântico, a montadora resolveu atender ao desejo dos motociclistas americanos.

Lançada na Espanha, a XR 1200 foi apresentada no fim do ano passado nos Estados Unidos e há pouco tempo a imprensa especializada estrangeira teve a oportunidade de testá-la.

Em terras brasileiras a moto fez sua avant-premierè no Salão da Motocicleta 2008 e chega agora neste ano ao consumidor. O preço sugerido é de R$ 39,9 mil, mais o valor do frete (cerca de R$ 1.300). A XR 1200 fica posicionada entre as linhas 883 e Dyna.

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Design

A nova XR 1200 pouco lembra a “avó” de quem empresta a sigla, exceto pelo largo guidão e pelo formato do tanque. Ao contrário da XR 750, a XR 1200 apresenta características de uma moto exclusivamente para se pilotar em estradas sinuosas.

Esbanjando estilo, a Harley XR é única. Belas rodas de liga leve de aro 18” na dianteira e aro 17” na traseira, calçadas por pneus 120/70 e 180/55, respectivamente. A motocicleta norte-americana apresenta pedaleiras recuadas e o guidão largo, deixando o piloto com a postura relaxada e ereta. Destaque para o tanque de combustível mais “quadrado” e para a bela dupla de escapamentos que ocupam parte da lateral direita da moto.

Contrariando o estilo da XR, a baixa altura do banco em relação ao solo (74 centímetros), a transmissão feita por correia dentada e o respeitável motor de dois cilindros em “V” não deixam o motociclista esquecer que se trata de uma legítima Harley-Davidson.

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Motorização e ciclística

O propulsor é o mesmo que equipa a linha 1200 Sportster. Mudanças na taxa de compressão, a adoção de um radiador de óleo e um novo filtro de ar deixaram o V2 mais arisco. Os números são interessantes: 90 cv de potência a 7.000 rpm e 10,19 kgm de torque a baixíssimas 3.700 rpm.

Pesando 250 kg a seco, a XR 1200 exibe um quadro de aço tubular e balança oca de alumínio. No trem dianteiro, a XR 1200 apresenta suspensão invertida (upside-down) da marca Showa com 125 mm de curso. Já a roda traseira conta com dois amortecedores de 89 mm.

Parar a motocicleta o peso não será problema na hora de frear, pois ela está equipada com disco duplo de 296 mm na roda dianteira e um único disco de 260 mm na traseira. Segundo a imprensa estrangeira que a testou, não faltaram elogios para os freios e a capacidade de fazer curvas, mesmo não se tratando de uma moto leve.

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Texto: Bruno Parisi/InfoMoto

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