Uso obrigatório de colete e airbag por motoqueiro é aprovado !!!


Imagem

Marcos Santos/USP Imagens

     Motociclista no trânsito: as especificações do equipamento serão determinadas pelo conselho Nacional de Trânsito (Contran)
     São Paulo – Os senadores da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovaram nesta quarta-feira, 4, um projeto de lei que torna obrigatório o uso de coletes infláveis de proteção por motociclistas e obriga a instalação nas motocicletas de limitadores de velocidade.

     A proposta, aprovada em caráter terminativo na CCJ, seguirá diretamente para a Câmara, caso não haja recurso de senadores para discuti-la no plenário. O projeto, de autoria do senador licenciado e ministro da Pesca e Aquicultura, Marcelo Crivella, acrescenta ao Código de Trânsito Brasileiro (CTB) a exigência de acordo com a qual condutores de motocicletas, motonetas e ciclomotores só poderão trafegar nas vias usando roupas de proteção, “inclusive colete inflável com acionamento por inércia (air bag)”.

     As especificações do equipamento serão determinadas pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Em outra modificação ao CTB, a proposta também obriga a instalação de dispositivo que limite a velocidade máxima em 110 quilômetros por hora nas motocicletas e motonetas.

     “Como se sabe, embora empregada maciçamente, a fiscalização executada por meio de equipamentos eletrônicos instalados nas vias não tem sido capaz de conter excessos praticados pelos pilotos, o que, fatalmente, resulta em acidentes, não raro com perda de vidas humanas”, afirmou o senador Eduardo Lopes (PRB-RJ), relator da matéria, no parecer.

      Mais uma alteração do mesmo projeto foi propor a mudança de uma lei de 2009 que regulamentou a profissão de mototaxista. Ela também torna obrigatório para esses profissionais o uso dos coletes “air bag”, dotado de dispositivos retrorreflexivos.

     Lopes, a repetição da exigência na lei específica para os mototaxistas visa a “reforçar a aplicação da medida junto ao segmento onde ela se faz mais necessária”.

     Por: Ricardo Brito, do Imagem

   Equipe: MotosBR

7 Comentários

Arquivado em NOTÍCIAS

7 Respostas para “Uso obrigatório de colete e airbag por motoqueiro é aprovado !!!

  1. José da Silva

    Com tanta coisa importante, esses politicos, que são regiamente pagos, gastam o tempo com bobagens. Se o motoqueiro quer andar sem capacete, que risco que ele oferece para a sociedade?! Qual o custo disso dessa “novidade” ? Ou será mais uma para agradar o fabricante, como foi o caso do “estojinho de primeiros socorros”, é o extintor de incendio, etc;?!O Estado não pode ser uma babá, e nem o cidadão pode ser tratado como se fosse um debilóide. A limitação da velocidade, se não fosse ridicula, deveria ser extendida aos carros e caminhões. Muitas vezes passei dessa velociade para fugir de caminhões dirigidos por loucos. Com essas mudanças de m. não vou ter escapatória. Que seja divulgada o nome desses desocupados para que na própria eleição sejam colocados para fora.

  2. José da Silva

    Gostaria de saber quais são as exigencia para andar de moto em paises civilizados.

  3. Marcelo Nascimento

    No mínimo, a exemplo da famigerada tomada de três pinos – que só no Brasil existe – algum vagabundo desses membros dos três puteiros deve ser dono de uma fábrica de coletes ou então, um importador dos mesmos; só pode.

    Sendo assim, espero que esses fdp… que elegemos exijam a instalação de limitadores de velocidade nos automóveis também.

  4. jl salgado

    Trata-se de mais uma lei idiota feito, por outro idiota,que não tem moral para se pronunciar, tendo em vista que é mais um lixo desse poder público corrupto que inoja esse país

  5. Caio Vinícius

    Aprovação ridícula, porque os senhores senadores não aprovam obrigatoriedade de freio a disco nas duas rodas em todas as motos independente de cilindrada, e aprovem também que já venham de fabrica com ABS ou sistema combinado de freios.
    Pensa os motoqueiros vão andar iguais uns palhaços cheios de bugigangas…
    FODA ESSE BRASIL…
    NÃO VOTEM NO PT, ISSO TUDO É CULPA DO PT.
    Se ninguém usar esse colete quero ver se essa ideia mirabolante vai vingar fora que também vou arrancar esse limitador de velocidade, quero ver como a policia vai fazer para descobrir que eu arranquei o limitador,só se um policial andar na moto pra descobrir, mas eu não vou deixar HEHE .
    Foda-se Contran

  6. Isto e mais uma merda.,,Agora eu vou anda de r1 110. que blz.. vou anda a 300. E o pais das lei,,,

  7. José da Silva

    Esse congresso nacional (as minúsculas não foram acidentais) parece um monte de gente desocupada e entendida em nada. Especialistas em apenas maracutaia. O “gênio” dessa idéia, certamente nem anda de velocípede. Por isso estamos na m. Eles estão lá mediante voto… ou seja a culpa é nossa que colocamos eles lá. Eles estão fazendo o papel que podem.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s