ARTIGO – A Obrigatoriedade da Jaqueta com “Airbag” para Motociclistas !!!


JAQUETA-AIRBAG-PARA-MOTOCICLISTAS

     Encontra-se em trâmite no Senado do Brasil o Projeto de Lei sob º 404/2012 de autoria do Senador Humberto Costa (PT/PE).

     Na justificação para tornar o uso do “airbag” obrigatória, afirma: “Uma invenção recente, porém, certamente tem condições de proteger os motociclistas de lesões graves: o colete “airbag”. Trata-se de um instrumento com características semelhantes as do “airbag” utilizado em automóveis, que pode reduzir em até 75% a ocorrência de lesões e fraturas nos acidentes.

     No interior do colete, há um cartucho de gás CO2, que, acionado automaticamente em caso de forte impacto, libera instantaneamente o gás, que infla a jaqueta, deixando assim protegidas regiões importantes do corpo humano, como cóccix, a coluna vertebral, as laterais, o peito e o pescoço.

     Dessa forma, entendemos ser necessário alterar o Código de Trânsito Brasileiro (Lei nº 9503 de 1997) para tornar obrigatório o uso desses coletes por motociclistas, nos mesmos moldes da atual exigência relativa ao capacete. O motociclista deverá, portanto, utilizar esses dois equipamentos de proteção, claramente complementares, o que salvará milhares de vidas.”

untitled

Pelo que se pode notar, o motociclista poderá continuar pilotando de chinelos de dedos e roupas curtas, como bermuda, calção, camiseta!!!!

Seria hilário, senão fosse catastrófico!!!! O projeto ainda prevê a isenção de impostos federais como Imposto de Importação, Imposto sobre Produtos Industrializados, PIS/PASEP e Contribuição pra o Financiamento da Seguridade Social – CFSS.

E equipamentos como jaqueta com proteções, luva, protetor de coluna, capacete, bota????

Pergunto: o que um médico, psiquiatra, que começou a vida política no movimento estudantil na década de 70 entende de motocicleta? Será que já a utilizou? Entende sua dinâmica?

Qual o embasamento técnico científico do nobre Senador, já que é médico, para afirmar que o “AirBag” salvará vidas?

Não se trata de uma invenção recente?

Qual a geração de “Airbag” a ser comercializado no Brasil? 

Porque na Europa não é obrigatório o famigerado “airbag” para motociclista e o sistema de freio ABS o será a partir de 01/01/2016 para todas as motocicletas a partir de 2016?

Estaria o motociclista salvo com o “airbag” usando um capacete de R$ 60,00 (sessenta reais)?

Estaria o motociclista salvo de fraturas dos membros inferiores e superiores usando bermuda e chinelo, mas usando “Airbag”?

Não é difícil imaginar os reais motivos de tal projeto: segurança, fim social ou fim econômico, lucro?!?!

O Projeto de Lei 404/12 é um engodo!

Cheira algo como os “Kits de Primeiros Socorros” que eram de grande relevância, não para o cidadão, mas para quem fornecia ou fabricava.

airbag-moto

     Como motociclista há mais de 20 anos, especialista em trânsito com foco em motocicleta afirmo: o “airbag” para motociclista não vai salvar vidas, mas vai se torna um negócio altamente lucrativo para importadores, já que não existe a fabricação no Brasil.

     Enquanto isso, importante Projeto de Lei sob nº 195/2012 de autoria do Senador Cyro Miranda (PSDB-GO) que torna obrigatório o sistema de freio ABS em todos os veículos automotores, especialmente as motocicletas, de maior e indiscutível relevância está parado nos porões do Senado da República e desde 1997 o CONTRAN não regulamenta o inciso III, do artigo 54 do Código de Trânsito Brasileiro que trata das vestimentas adequadas ao motociclista.

     Depois não entendem as manifestações Brasil a fora!!!

     por André Garcia que é motociclista, advogado especialista em Gestão e Direito de Trânsito, colunista na imprensa especializada de duas rodas, idealizador do Projeto Motociclismo com Segurança que busca aculturar a sociedade em segurança viária por meio de palestras e aulas de pilotagem, laureado com o Prêmio ABRACICLO de Jornalismo em 2008 com matéria de segurança viária.

Fonte: http://www.motonauta.com.br

JP2

 

Equipe: MotosBR

13 Comentários

Arquivado em ARTIGOS, EQUIPAMENTOS

13 Respostas para “ARTIGO – A Obrigatoriedade da Jaqueta com “Airbag” para Motociclistas !!!

  1. rogerio scarabelo

    concordo plenamente essa jaqueta nao salvara vidas,pois o que realmente pode ajudar e a concientizaçao,como educaçao,projetos que realmente funcionem,para melhorar o transito,e porque so a jaqueta recebe incentivos, e para outros itens que sao de extrema importancia,como botas, luvas,protetores de coluna, torax, e outros mais,realmente se nao irmos em busca de nossos direitos como em outros paises,estaremos enterrados por nossos incapazes politicos.um abraço a todos meus companheiros motociclistas.

  2. José Carlos Kleinhappel

    Os P Tralhas não desistem nunca. “Eita” praga duro de matar, os caras querem levar grana de todo quanto é jeito.

  3. concordo com vc… lucro facil.. vamos colocar kit primeiro socoro na moto tambem… nao adianta colocar parafernalha grudado no corpo se os motorista nao tem conciencia de que motoqueiro nao é alvo… poq aqui em floripa eles passam por cima se preciso…isso ajuda nao causar lesao superficial.. mas em caso, coso citado … perna, braço… de que adianta… e ainda chinelo.. tamanco… isso que nao da pra entender… o negocio é lucrativo… ele é senador do que mesmo? aqui no brasil lei absurda é lucro.

  4. Ilan

    É lamentável mais esse engodo a fim de participar de lucros nas vendas. Mas a hora de brigar é agora e não depois que um pilantra desse conseguir aprovar uma balela dessa. Imagine vc lá no nordeste com 40 graus usando esse equipamento ?

  5. alex

    Cada coisa absurda… enquanto isso se vende milhares de motos com freio a lona e outras coisa mais…….não seria mais fácil punir imprudência por parte de todos…. imprudência e crime..

  6. jl salgado

    enquanto houver essa maldita facção criminosa no país (diga-se p.t ) estaremos fadados a esse tipo de estupidez,

  7. so tem um pobrema que o produto e muito caro

  8. José da Silva.

    Acho que não deve existir obrigatoriedade, afinal o sujeito somente coloca em risco a sua própria vida. É igual capacete: eu uso, mas não acho que deveria ser obrigatório. Tratar o cidadão como se retardado fosse é uma m.

  9. Fernando Silva

    Porque, este ilustre Senador, nao faz um projeto decente, resposta: Nao vai ganhar nenhum dinheiro. Que tal, autorizar as motociletas a usarem os Corredores e Faixa exclusivas para onibus ” como na Europa é permitido “, Pedir isenção Para Calças com proteção nos joelhos e quadril, Chaquetas com proteção nos Cotovelos, Ombros e Costa, Botas, Luvas e Capacetes com selo de garantia.

  10. Ilan

    Não adianta nada só ficarmos aqui comentado e praguejando mais esse safado que deve ter alguma ligação com um importador e quer fazer muuuuuito dinheiro, vamos bombardeá-lo com e-mails para o Senado. É fácil achar seu endereço….

  11. muito boa matéria.. tem mais e que obriga eles usa,,meus prabens por este projeto ……

  12. Eu sou motaria ,,, e moro aqui no ceara ,,,, E os derespeito aqui e mt grande me parece que não tem lei aqui…

  13. Eduardo

    Realmente é um projeto inviável mas com certeza comprarei uma pra mim, pois acredito que possa evitar que pequenas quedas tenham grandes lesões. O ABS com certeza é um item importante, deveriam produzir mais versões oferecendo esse adicional, independente de ser lei ou não valorizo tecnologia visando segurança e faço questão de me prevenir.

    Eu faço a minha segurança.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s