Aprilia apresenta a nova Tuono V4R ABS 2014 !!!


Image

     Em Noale a Aprilia não descansa sob os títulos conquistados no Mundial de Superbike, através da superesportiva RSV4 Factory, e agora, a marca italiana decidiu oficializar a renovação da supernaked, descendente direta da RSV4, a Tuono V4R.

      Depois de termos recebido as primeiras informações e imagens da nova Tuono V4R através de uma concessionária britânica da Aprilia, ainda de forma não oficial, chega a vez de nos chegar oficialmente toda a informação relativa a esta novidade de 2014. E que informação!

Image

     A nova versão da Tuono V4R passa a contar com um sistema de ABS, trabalhado pela Aprilia em conjunto com os especialistas da Bosch. O sistema ABS 9MP tem um peso total de apenas 2 kg, contando com tecnologia RLM (Rear wheel Lift-up Mitigation).

     Este sistema consegue assim eliminar o levantar da traseira quando em frenagens mais agressivas mas, para os “pilotos”, a Aprilia permite regular o sistema em três níveis: Nível 1 (Track) é especialmente dedicado para uso em pista e o RLM é desativado; Nível 2 (Sport) dedicado para condução agressiva em estrada e RLM tem intervenção progressiva; Nível 3 (Rain) para condições de pouca aderência e RLM mais sensível.

Image

     Tudo isto faz parte do avançado sistema aPRC retirado do mundo da competição, em que na Tuono V4R a Aprilia utiliza  o sistema de segunda geração, ou seja, um “pack” ainda mais evoluído! Ao alcance dos vários botões nos punhos da Tuono, o condutor pode afinar o TC (controle de tração), ou o WC (controle “anti-wheelie”), ativar o o LC (sistema de controle de arranque), ou ainda o QS (assistência de passagem de câmbio).

      Se isto não for suficiente para a faceta “geek” que todos nós temos, então a Tuono permite ainda alterar o comportamento do motor V4, através da escolha de três mapas diferentes: Track, Sport e Rain.E é precisamente neste detalhe que o proprietário deverá prestar muita atenção, pois a nova Tuono V4R ganha para 2014 mais potência.

      De acordo com a marca, o tetracilíndrico em V de 999,6 cc atinge agora os 170 cv às 11.500 rpm, cortesia de melhoramentos relativos à inércia dos componentes internos e ainda, à utilização de trompetas de admissão 20 mm mais longas do que na versão anterior. Isto para uma naked que apresenta na balança, um peso a seco de apenas 185 kg.

Image

     Acompanhando as alterações do motor, o sistema de escape, apesar de parecer muito semelhante ao atual, foi no entanto alterado interiormente, permitindo por si só um ganho na ordem dos 2 cv.

     Outros pontos da Tuono V4R que foram alvo de particular atenção dos técnicos da casa de Noale foram a autonomia através da instalação de um tanque de combustível de 18,5 litros de capacidade (ganhou 1,5 litros), o conforto, pois o banco é mais suave e as regulagens das suspensões também, melhor progressividade e potência na frenagem ao fixarem radialmente as novas pinças monobloco de quatro pistões Brembo M432, e ainda novos grafismos e a inclusão na lista de acessórios do novo sistema “Aprilia Multimedia Platform”.

     Fonte: http://www.motociclismo.pt

Image

   

Equipe: MotosBR

Deixe um comentário

Arquivado em APRILIA

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s