Peter Williams irá fabricar 25 réplicas da Norton vencedora do TT Isle of Man de 1973 !!!


Image

     Esta é um daquelas notícias que certamente agradará aos colecionadores de motos clássicas, que têm uma conta bancária recheada: Peter Williams tem tudo pronto para iniciar a fabricação de 25 réplicas da Norton Commando John Player que venceu o Tourist Trophy na Ilha de Man, em 1973.

     Na época a John Player Norton estreou um revolucionário conceito “monochoque”, uma solução em que o “corpo” da moto é utilizado como carenagem e como quadro, dispensando assim a utilização de um quadro convencional. Não só a J.P. Norton contava com essa particularidade mas, também utilizava soluções bastante incomuns na época, como os freios de disco e rodas em magnésio.

     Apenas 4 unidades desta moto foram fabricadas no total (mais o protótipo) e, isso deve-se em grande parte ao fato de Peter Williams fabricar cada uma praticamente à mão, sem auxílio de computadores, como acontece atualmente, o que na altura significava que cada moto demorava 12 semanas para ser terminada.   

     A John Player Norton tornou-se por isso um objeto de desejo de colecionadores e, através do Museu Britânico de Motos, duas unidades foram disponibilizadas para que avançados programas de computador digitalizassem todos os detalhes das motos originais.

     Agora que se passaram 40 anos desde essa vitória histórica, Peter Williams volta a tirar este projeto da gaveta, prometendo já a partir deste verão dar início à fabricação das primeiras das 25 unidades que serão feitas no total.

     Com um PVP estimado em cerca de 76.500 euros, cada uma das John Player Norton contará com elementos fabricados de acordo com as especificações originais e, mais do que isso, algumas peças como as rodas em magnésio serão fabricadas através da utilização das ferramentas originais! O motor bicilíndrico paralelo refrigerado por ar com 750 cc é preparado por Mick Hemming, mundialmente reconhecido como um dos maiores especialistas em motores Norton.

     Tudo isto será fabricado pela recém criada Peter Williams Motorcycles e, o próprio criador da John Player Norton afirma que basta as primeiras encomendas começarem a chegar, e as máquinas começam a trabalhar para que estas réplicas rapidamente cheguem às mãos dos colecionadores mais abastados do mundo.  Visite www.peterwilliamsmotorcycles.com .

     fonte: http://www.motociclismo.pt

Image

 

Equipe: MotosBR

Deixe um comentário

Arquivado em MOTOS, NOTÍCIAS

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s