Artigo – Entenda a Luz Espia da injeção eletrônica !!!


untitled 

     Esta luz espia, encontrada nos painéis de motocicletas equipadas com injeção eletrônica, quase sempre não é notada pelos proprietários mas é um importante instrumento de alerta ao motociclista. A Luz de Advertência possui a função de avisar ao proprietário sobre possíveis avarias no sistema de injeção eletrônica do veículo. Saiba como identificar e o que fazer em caso de mal funcionamento da motocicleta.

Luz Espia da Injeção Eletrônica

     Quando a Luz Espia da Injeção Eletrônica permanece sempre acessa, ou quando pisca sem parar, é sinal de que algo vai mal na motocicleta. Todo o sistema eletrônico da motocicleta é verificado assim que a chave de ignição da motocicleta é acionada para a posição “ON”, deste modo, a luz de advertência será acionada em caso de existência de falhas ou avarias. Alguns modelos de motocicletas possuem um sistema de auto diagnóstico que, além de avisar que algo vai mal, ainda é capaz de indicar qual é a possível fonte do problema.

suzane_lancamento_honda_nc700x_por_caio_mattos_painel

     Até mesmo a própria luz espia possui uma verificação de funcionamento. Todas as vezes em que a chave de ignição passa para a posição “ON” a luz espia deve acender por alguns segundos e apagar, mostrando seu bom funcionamento. Se a luz não acender significa que ela própria está com problemas, talvez esteja queimada.

     Além de apontar um defeito, o sistema eletrônico da ECU (módulo que controla a injeção) também tenta corrigir, garantindo que o veículo continue seu funcionamento, mesmo que seja necessário aumentar o consumo ou reduzir a vida útil dos componentes. Por exemplo, se houve falha em algum sensor, é admitido um valor padrão de entrada e o motor continua funcionando, mesmo que isso resulte em aumento do consumo de combustível ou mal funcionamento do motor.

     Desta forma, o motor permanece em funcionamento para que o piloto encontre um local seguro para estacionar. Quando a luz alertar sobre anomalias na injeção, procure estacionar em local seguro e desligue o veículo, aguarde alguns minutos e funcione novamente – pode acontecer de simplesmente voltar ao normal -. Se o alerta persistir, leve a motocicleta até uma concessionária autorizada para tentar identificar o possível problema.

bros_painel

     Com o uso da Ferramenta de Diagnóstico da Injeção é possível testar os componentes da injeção e identificar problemas. Esta ferramenta é muito útil para identificar avarias no sistema, pois permite ler a memória interna da ECU em busca do histórico de falhas, identificando problemas já ocorridos mesmo que a luz espia esteja, no momento, indicado perfeito funcionamento.

     Garanta o bom funcionamento do sistema de injeção eletrônico de sua motocicleta abastecendo sempre com gasolina de procedência e, de tempos em tempos, faça uso de aditivos de gasolina recomendados para limpeza do sistema, inclusive dos bicos injetores. Além disso, evite rodar na reserva pois a bomba de combustível é refrigerada pelo próprio combustível. Para maiores informações consulte o manual do proprietário de sua motocicleta.

fonte: http://www.motokando.com

 

Luz Espia da Injeção Eletrônica

 

Equipe: MotosBR

Anúncios

2 Comentários

Arquivado em ARTIGOS

2 Respostas para “Artigo – Entenda a Luz Espia da injeção eletrônica !!!

  1. então é possível que a luz funcione perfeitamente mas a injeção pode estar com problemas?

  2. Roberio

    tuo com uma xre 300 e nau sei oque fazer kara sou mecanico mas nau srrumo ainda enjecao

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s