Haddad quer expandir as áreas de restrição à circulação de motos em São Paulo !!!


 
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     O ano mal começou e o novo prefeito Fernando Haddad já começou a olhar torto para as motos. Com base em uma estatística totalmente furada e viciada, deu mostras ainda de ser muito ingênuo ou acreditar que a população é desinformada.

     Ele apontou a proibição da circulação de motos na marginal Tietê, desde agosto de 2010, como uma medida eficiente pois reduziu o número de acidentes naquele local. Ora, mas é tão óbvio quanto o escuro após o pôr do sol: se as motos foram proibidas de circular naquela via seria muito estranho se aumentasse o número de acidentes! É como resolver o problema de goteira em casa torcendo pelo fim das chuvas!

     A partir desta brilhante conclusão, o prefeito pretende agora expandir as áreas de restrição à circulação de motos. Mas não fez qualquer referência ao número total de acidentes envolvendo motos na cidade para medir se não houve apenas a migração dos locais de acidentes. A medida mais uma vez tenta tratar o assunto da falta de educação no trânsito por meio de “canetadas” em vez de repensar a política de investimentos na mobilidade urbana como um todo e em conjunto com o governo do Estado.

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     São Paulo vive uma situação complexa de administração porque o sistema metroviário é de competência do Estado, mas o trânsito é gerência municipal, o que de cara cria conflitos de interesse. Um exemplo claro foi a suspensão dos bicicletários em algumas estações do metrô. O serviço de extrema importância para dar mobilidade urbana está parado por falta de empresas privadas que patrocinem. Mas os quase um bilhão de reais arrecadados com multas em 2012 não são suficientes para manter dez containeres alugados em pontos da cidade? Precisa verba da iniciativa privada?

     Não falta verba para uma cidade do tamanho de São Paulo, mas falta muito interesse. Por enquanto ainda somos reféns da indústria da multa, que precisa sempre mais veículos particulares em circulação, pois são os “clientes” potenciais e bicicleta não gera multa.

     O uso da motocicleta em São Paulo parece que é visto como um mal necessário. Aos olhos da administração pública um adulto de 80 kg usar um carro de 1.500 kg para se locomover parece ser mais inteligente do que usar um veículo de 150 kg que ocupa 1/4 do espaço. Talvez São Paulo seja a única metrópole do mundo que ainda privilegia o automóvel como meio de transporte urbano.

 

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     Não podemos ter ciclovias permanentes pois isso implica na redução de espaço para os carros. Não podemos aumentar as motofaixas na cidade porque isso também reduz o espaço para os automóveis. Enfim, apesar de tentar mostrar o inverso nos discursos de palanque, a verdade é que a prefeitura de São Paulo vê o carro como uma fonte de renda e não de problema.

     A cidade recebe uma carga de 4.000 motos a mais em circulação todos os meses e as ruas não são previstas para recebê-las. Apesar de a administração adorar as taxas de ISS e ICMS geradas a partir de toda a cadeia produtiva e comercial envolvida neste mercado. Muitos dos nossos viadutos nem sequer tem cerca de proteção para impedir que o motociclista seja arremessado lá de cima.

Transito congestionado na Marginal Pinheiros, altura da ponte Cidade Universitaria sentido Interlagos, durante a manha de hoje. Um acidente ocorrido durante o fim da madrugada na altura da Ponte Engenheiro Roberto Zuccolo, alguns quilometros a frente, complicou o transito na na regiao. São Paulo/SP, Brasil - 16/12/2011. Foto: Nelson Antoine / Fotoarena

     A cidade tinha de investir em mais motofaixas, na fiscalização dos motoboys clandestinos, no combate ao roubo e receptação de motos que cresce exponencialmente. Este princípio da restrição resolve um problema local, mas não ataca a situação quase epidêmica de acidentes de trânsito. Antes de proibir é preciso apresentar opções mais inteligentes.

     É mais uma vez a proibição sendo usada como forma de educação. Parece que vivemos em uma espécie de descrença no cidadão. A municipalidade não acredita que possa haver harmonia no trânsito e que todos os motociclistas são transgressores até que provem o contrário.
Proibir nunca foi uma maneira eficiente de educar. Proibir é a forma mais fácil de resolver um problema difícil!

Por : Geraldo “Tite” Simões  –  Fonte: http://revista.webmotors.com.br/

 

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Equipe: MotosBR

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8 Comentários

Arquivado em NOTÍCIAS

8 Respostas para “Haddad quer expandir as áreas de restrição à circulação de motos em São Paulo !!!

  1. Se continuar assim vamos ser proibidos de andar de moto em SP…em vez de fazerem faixas exclusivas ou conscientizar os motociclistas!

  2. Ja nao tenho mais esperança.

  3. Rodrigo Guinha

    Amigos aqui no Brasil só muda algo, quando não esta dando mais dinheiro para os políticos. se a multa gera uma receita satisfatória para alguns então tem que deixar do jeito que esta por que assim é que se resolve.

    Veja pelo lado quando você sofre uma acidente na via, a sua moto é levada para a delegacia e se em 5 dias você não for buscar ela é levada para um patio onde o preço para retirar a moto é absurdamente caro. tudo isso pra que?. Para gerar mais receita com os leilões! mas isso ninguém vê ou vingue que vê. Bem vindos ao nosso Brasil Brasileiro, Pais rico é pais sem Pobreza. Só rindo mesmo ou chorando sei lá.

  4. EDILSON

    isto e o BRASIL.

  5. Fernando Silva

    Simples. Moto não gera tantas multas como os carros, por isso vamos incentivar mais carros nas ruas. Sera que o Sr. Prefeito ou seus Secretarios, antes de assinar as proibições vão procurar orgãos competentes para troca de ideias ?, duvido PT ” democracia “, desde que seja para meu bolso.

  6. José da Silva

    Acho que ele deveria tomar uma medida no sentido exatamente o contrário: incentivar o uso da moto, com estacionamentos exclusivos, faixas exclusivas, etc. Dessa forma o carro de um motoqueiro ficaria na garagem, poupando espaço nas vias e nos estacionamentos.

  7. Nossa, mais um safado eleito pra fazer merda na cidade, era só que faltava, só falta proibir andar de moto na marginal pinheiros, cortando os principais acessos da cidade.

  8. Darth Vader

    Por que votar no PT? Para o Lula dizer que o povo absolveu os mensaleiros e o seu “filhote” fazer m&rda… Continuem votando nesses incompetentes…

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