BMW apresenta a R1200GS – 2013 !!!


Image

clique nas imagens para as ampliar

     Após nove anos de produção, a R1200GS continua a ser a líder de vendas no seu segmento, com mais de 170.000 unidades vendidas por todo o mundo.

     Mas era importante inovar e enfrentar os desafios do futuro. Por isso a nova GS foi desenvolvida sob um caderno de encargos cujos objetivos compreendiam:
– Aumentar a performance geral sem negligenciar as suas bem estabelecidas virtudes;
– Manter-se perfeita nas suas habilitações turísticas;
– Aumentar as suas capacidades para o fora de estrada;
– Alcançar maior desempenho em termos de motor e condução;
– Garantir níveis de emissões e ruído dentro dos parâmetros requeridos no futuro (Euro4);
– Suspensão de desempenho superior, garantindo ainda ótima tração e maior desempenho fora de estrada;
– Aumentar a segurança ativa e passiva;
– Manter o design inconfundível, típico da GS.

Image

     Para isso, a BMW Motorrad apostou forte e desenvolveu um novo conjunto cujas especificações genéricas se podem resumir como segue:

     O motor completamente redesenhado com 1170cc de cilindrada alcançando 125 cv as 7.700rpm sob um torque de 12,7 kgf/m às 6.500rpm, apresenta agora cabeças de cilindro redesenhadas, arrefecimento por líquido, e uma nova bolha compacta, mais leve e otimizada.

     A caixa de seis velocidades integrada no bloco do motor é servida por uma embreagem deslizante, banhada a óleo e cuja operação se nota ainda mais leve na manete.

     A admissão também foi redesenhada e apresenta agora corpos de 52mm de diâmetro.

     O acelerador eletrónico (ride by wire) garante uma melhor resposta, bem como permite conjugar funções especiais.

     Também o escape é inovador, apresentando uma válvula de regulagem controlada eletronicamente e que também ajuda a proporcionar um ruido de funcionamento tipicamente “boxer”.

Image

     Image

     A gestão do motor permite agora que o condutor possa escolher entre diversos modos de condução:

– Chuva,
– Estrada,
– Dinâmico,
– Enduro e
–  Enduro Pro ;

     que além de ajustarem a disponibilidade do motor, são conjugados com o controle de tração, o ABS e o ESA (regulagem de suspensão electrônica), este último numa opção “ex-works”.

Image

     A suspensão também apresenta uma maior rigidez torsional devido ao reforço do quadro tubular e do sub-quadro, cujas geometrias foram também revistas.

     O Telelever da suspensão dianteira foi otimizado tal como o EVO Paralever traseiro que em conjunto garantem uma leitura do piso ainda mais eficaz.

     A transmissão também foi redesenhada, sendo que o novo cardã é mais leve e está acoplados do lado esquerdo da moto. O seu comprimento mais longo garante uma melhoria na tração.

     A posição de condução também foi revista, sendo que o assento e o guidon garantem agora ainda mais conforto e, através de uma redução na largura entre pernas, o acesso dos pés ao chão fica ainda mais facilitado, apesar de o conjunto oferecer uma maior altura ao chão.

Image

    

Image

     A “bolha” é agora regulável apenas com uma mão e o banco apresenta regulações múltiplas.

     Os pneus também sofreram alterações. “engordaram” para 120/70 na frente e 170/60 na traseira, mantendo nas rodas as medidas de R19 e R17 respectivamente. Os freios assistidos por pinças Brembro Monobloco de montagem radial, com um disco mais generoso na roda traseira (276mm).

     O ABS é de série, mas a suspensão semi-ativa é um opcional, tal como o “Cruise Control”.

por Rogério Carmo – http://www.motociclismo.pt

 

Image

     Image

Image

 

Equipe: MotosBR

Anúncios

1 comentário

Arquivado em BMW

Uma resposta para “BMW apresenta a R1200GS – 2013 !!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s