Conheça o Museo Fundação Agusta !!!


 

Todas as motos que trouxeram títulos mundiais para a MV Agusta estão no Museu

      Em pouco mais de dez anos de jornalismo especializado, pude conhecer acervos como o do Centro Cultural e Tecnológico de Transportes, com mais de 500 motos (!) no centro de São Paulo (SP) e, no ano passado, o Harley-Davidson Museum, em Milwaukke (EUA). Parada obrigatória para quem gostaria de conhecer a fundo a história de uma marca com mais de 100 anos.

      Mas na minha próxima viagem à Itália quero conhecer o Museo Fundação Agusta , que fica bem próximo do aeroporto de Malpensa, em Milão e a apenas 30 km da fábrica da MV Agusta, em Varese. O local é uma homenagem aos pioneiros na arte da construção de aviões, helicópteros e motocicletas. Apesar da Meccanica Verghera (MV) Agusta ter iniciados a fabricação de motocicletas no pós-guerra, mais precisamente em 12 de fevereiro de 1945, a história da família Agusta remonta o início do século XX.

Helicópteros e modelos dos aviões feitos pela Agusta também estão expostos

     Inaugurado em 2002, o Museo Agusta conta com uma área de 1100 m² com tudo que ajudou a compor a história da marca. Como todos os modelos de motos, desde os primeiros ciclomotores e scooters até as motocicletas de competição que consagraram a MV Agusta com 75 títulos mundiais (37 de construtores e 38 de pilotos) em seus 40 anos presente nas pistas de corrida.

     Estão lá modelos icônicos como a de 500cc, de 1956, que trouxe o primeiro título mundial para MV na principal categoria, a 500cc. O responsável pela façanha, aliás, foi John Surtees, piloto britânico que também venceu um campeonato mundial de Formula 1, com a Ferrari e se tornou o único da história a vencer nas categorias máximas do motovelocidade e também do automobilismo. Já os fãs de Giacomo Agostini também podem conferir de perto a moto com a qual ganhou seu primeiro titulo mundial nas 500cc, em 1966.

A moto 500cc Tre cilindri, oito vezes campeã mundial, é uma das estrelas do acervo

     A ligação da marca com o universo da aviação também não foi esquecida. O museu exibe helicópteros, hélices, cabines e uma vasta coleção com aeromodelos réplicas dos aviões que já foram produzidos pela Agusta. Portanto, se você é aficionado por aviação, motos, velocidade ou tudo isso, visite o Museo Agusta quando estiver de passagem pela Itália.

     O Museo Agusta fica na Via Agusta, 520 , Cascina Costa Samarate, e abre aos sábados das 9h30 às 12h00 e das 14h00 às 17h00 e aos domingos, das 9h30 às 12h30 e das 14h00 às 18h00. Terças e quartas-feiras das 14h00 às 18h00. O ingresso custa 2,50 Euros e caso deseje mais informações acesse o site do museu.

 

A 175 C.S.S Disco Volante de 1954

Outros modelos icônicos que estão no museu são a 125 Disco Rotante e a 125 Lusso, ambas de 1964

Para quem é fã das motos italianas, vale a pena conhecer e curtir a fanpage da MV Agusta no facebook e seguir a marca no Twitter (@MVAgustaBR).

(Por Aldo Tizzani)

fonte: http://infomoto.blogosfera.uol.com.br/

 

O Museo Agusta traz diversos modelos que fizeram a história da marca italiana

 

Equipe:MotosBR

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em HISTÓRIA, MVAGUSTA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s