Os 5 Maiores Erros de Pilotagem


european-motorcycle--1_460x0w

1 – Falha em reconhecer o perigo antecipadamente
     • Pilotos inexperientes ou mal treinados normalmente não desenvolvem a capacidade de antecipar situações de perigo, que é fundamental na pilotagem segura. Quanto mais tempo você tiver para reagir, maiores chances terá para evitar um acidente. Ou, alguns, simplesmente não reconhecem um perigo e conseqüentemente não fazem nenhuma correção para evitá-lo.

     A triste realidade do motociclismo é que você é menos visível do que os veículos maiores. Sua habilidade em evitar perigos depende de sua capacidade em reconhecer situações no tráfego em que você pode estar invisível aos outros usuários da estrada e que exigem ajustes de sua parte, relacionados à velocidade e posicionamento na pista.

2 – Frenagem excessiva da roda traseira
     • Você conduziria seu carro com somente 30 a 40 por cento dos freios disponível?
As investigações demonstram que pilotos inexperiente fream excessivamente a roda traseira, às vezes excluindo totalmente os freios dianteiros. Obviamente isto aumentará a distâncias de parada e a possibilidades de uma colisão. Muitos pilotos, interrogados logo após um acidente, não recordam nem mesmo se aplicaram os freios dianteiros. Por outro lado, usar exclusivamente os freios dianteiros, numa motocicleta de grande porte, provoca a mesma situação. A regra de ouro ainda é aplicar mais intensamente os freios dianteiros, mas agregar a frenagem dos freios traseiros, também. 

3 – Negociação nas Curvas
    
Os seguintes erros são os mais frequentes:
     • Entrar na curva com velocidade excessiva – incapaz de reconhecer a severidade da curva, o piloto normalmente decide aplicar os freios ao inclinar-se para reduzir a velocidade, levando à inevitável perda de aderência e de tração.

     • Não olhar através da curva, geralmente fixando-se em um obstáculo. A regra de segurança determina que você deve fixar sua visão aonde você quer estar e não no ponto à sua frente.

     • Falha na inclinação correta, de acordo com a velocidade. Muitos pilotos falham em usar a inclinação necessária para passar pela curva, inclinando-se demasiadamente (e perdendo tração) ou inclinando-se menos e saindo da faixa da curva.

     • Aplicar os freios enquanto se inclina. Na maioria das vezes, a quantidade de frenagem aplicada excede a capacidade de tração dos pneus, na inclinação em que se encontra a motocicleta.

     • Escolha da trajetória – o piloto escolhe uma trajetória que o leva a cruzar a faixa de separação das pistas ou o coloca muito próximo desta faixa, ficando no caminho dos veículos em direção oposta e que podem estar muito próximos da mesma faixa.

 

2011-02-24-Setting%20Up

 

4 – Direção
     • As investigações demonstram, frequentemente, situações em que parece que o piloto virou em direção ao outro veículo, ao invés de distanciar-se dele. Ou não fizeram um movimento evasivo que poderia ter evitado a colisão. Ou, ainda, seguiram em direção a um obstáculo que poderia ter sido evitado.

      Este erro é atribuído à falta de conhecimento da contra-exterção. As motocicletas necessitam de comandos distintos em baixa e alta velocidade. Em baixa velocidade, ou quando estamos manobrando, normalmente giramos o guidão na direção aonde queremos chegar. Em alta velocidade, o movimento é ao contrário: se queremos ir para a direita, o guidão tem que ser movido para a esquerda.

5 – Falta de treinamento
     • A falta de treinamento é um erro gravíssimo. Muitos acidentes poderiam ser evitados se os pilotos tivessem treinamento adequado, antes de entrar numa rodovia. Pilotar na cidade, em baixa velocidade, é totalmente diferente de faze-lo numa rodovia, em velocidades superiores a 100 km/h.

     – Muitos acidentes ocorrem com motociclistas inexperientes e mal treinados. Este é um erro terrível porque acidentes com motocicleta podem ser muito sérios. 
     – A inexperiência conduz sempre a uma pilotagem além de sua capacidade ou habilidade.
     – Pilote sempre com a segurança em primeiro lugar.

Fonte: http://www.motociclismosc.com.br

 

1

 

Equipe: MotosBR

Anúncios

6 Comentários

Arquivado em ARTIGOS

6 Respostas para “Os 5 Maiores Erros de Pilotagem

  1. kleber Zilmar

    Boas dicas, valeu>>>>

  2. Rodrigo Ferreira

    É realmente tem que ficar esperto, muitas vezes quando não tem carro na pista da esquerda onde sempre há os corredores eu fico no meio da pista para não acorrer de o motorista olhar no retrovisor não vê um carro e entrar com tudo em cima de mim.

    Muitas vezes você consegue evitar um acidente só de olhar..

    Tem muitos motociclitas Maioria motoboys que sabem que não da para passar com tranquilidade e mesmo assim passam, como se a entrega que eles vão fazer, vale mais que a vida deles.

    Mas como diz o texto pilotos mal treinados que abusam da velocidade dentro da cidade correm um maior risco de sofrer graves acidentes!!

    fica a dica ae Pessoal.

    No transito todos somos pedestres.

  3. mario

    muito boa as dicas, só não entendi a logica de virar o guidom pra esquerda pra ir pra direita em alta

    • ARQMOTO

      BLZ Maio … esse é o famoso contra-esterço …. por exemplo, se vc ao entrar em uma curva para esquerda virasse levemente o guidon para direita, isso fará com que a moto deite e vc faça a curva ….. é totalmente necessario em motos esportivas …..

  4. PaulinhoCCC

    Entrar na curva junto com outro veiculo, vejo muito isso. Achar que o motorista te viu e ai vc pode fazer a manobra. O motociclista, tem, SEMPRE que tomar suas decisoes na certeza, nunca no achometro, o melhor e Sempre contar com o motorista Nao ter visto, Nao vai respeitar, Nao Nao nao…
    Nem pedestre atravessando a rua respeita motociclista.
    Muita coisa tinha de mudar, educacao de transito deveria ser materia de ensino fundamental, medio… afinal, TODOS estamos no transito e esse, eh o local que mai s mata no nosso pais.
    Nao lembro qual, mas um parlamentar, tinha um projeto de lei para multar as pessoas pelo CPF. Nao sou a favor de multaXdinheiro, mas com trabalhos comunitarios, participacao de cursos… acho que esse seria um bom caminho. Multa X dinheiro, pra mim, eh um instrumento de insentivo a corrupcao.

  5. rogerio

    exelente reportagem parabens

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s