História – Suzuki BANDIT


 

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Um pouco sobre a história da Série Suzuki Bandit

1. Introdução

     As primeiras Suzukis Bandit foram produzidas em 1989. A série Bandit veio para substituir a série GS, que foi interrompido em 1987. A série GS tinha sido responsável por popularizar motos japonesas nos Estados Unidos, e a Bandit foi projetada para manter e avançar reputação das GS.

 

01Bandit

     As Bandit´s originais estavam disponíveis em dois modelos: a GSF250 e a GSF400. Estes motores produziam 45 e 59 HP, respectivamente, todos refrigerados a água. Eles foram derivados a partir da antiga linha GS, porém, a série Bandit era uma nova motocicleta. Chassis era em aço com quadro treliço e freios a disco.

 

Bandit GSF250 – 1989

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Bandit GSF400 – 1989 

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2. Características

     Todas as versões da Suzuki Bandit possuiam um motor de 4 cilindros em linha com 16 válvulas e duplo comando no cabeçote. Começando com as GSF250 e GSF400, cada modelo foi nomeado por causa de sua cilindrada.
     Os primeiros modelos, como o 250 e 400 eram refrigerados a água, porem as versões posteriores da Bandit usavam o "Suzuki Advanced Cooling System", que combina o arrefecimento a ar e de óleo.

Bandit Model 1997
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     Todas Bandits empregam freios a disco e os chassis são construídos sobre estruturas de aço. Nos modelos mais novos, a Suzuki fez poucas alterações e um grande esforço para manter os custos baixos, permitindo as Bandit´s atrair os compradores novatos de motocicleta.

3. Variações

     As Suzuki Bandit estão disponíveis em vários modelos. Essencialmente os Modelos "N" são o nível inicial e vem com roupagem mínima e um farol único, caracterizando o estilo “Naked”. Os modelos "S" tem como característica a meia carenagem e faróis duplos (Sport Touring). Freios anti travamento foram oferecidas em alguns modelos, acrescentando o apelido de ABS para seu nome.

GSX1250 FA – 2010 – Variação da série Bandit

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     A Suzuki Bandit é oferecida em uma variedade de cores. Modificações pós-venda entre outros, criaram a oportunidade para os proprietários de suas motos se diferenciar ainda mais do dia a dia.

4.Reação e Reputação

     Apesar da Suzuki Bandit tornar-se mais refinada ao longo do tempo, a sua reputação permanece como o de uma motocicleta para os jovens e pilotos agressivos. Alguns pilotos e os críticos têm soprado a Bandit pela sua falta de refinamento ou a ausência de novos recursos tecnológicos.

Bandit 2002 – Model N 
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     A Suzuki defendeu sua decisão de manter a Bandit "pura" e as vendas permaneceram fortes, mesmo ela entrando em sua terceira década de produção. Preços baixos e disponibilidade lhe permitem manter o ritmo com os novos modelos dos concorrentes americanos e japoneses.

5.Todos Modelos da linha Suzuki Bandit

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Modelos GSF250

• GSF250 (from December 1989)
• GSF250 45 hp (34 kW) (from April 1990)
• GSF250ZM ("LIMITED" edition) (from May 1991)
• GSF250P (from September 1992)
• GSF250NP (from October 1992)
• GSF250ZP ("LIMITED" edition) (from May 1993)
• GSF250R and GSF250NR (from October 1993)

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  GSF250V -  2000

Modelos GSF400
• GSF400K (from August 1989)
• GSF400NK (from June 1990)
GSF400-Z (SUZUKI 70th Anniversary "LIMITED" edition) (from November 1990) 

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• GSF400VM (VC Engine model) (from June 1991)
GSF400VZM (VC Engine Limited model) (from August 1991)

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• GSF400VP (VC Engine model) (from October 1992)
• GSF400P (Normal engine model) (from November 1992)
• GSF400NP (from November 1992)
• GSF400VZP (VC Engine Limited model) (from May 1993)
• GSF400VR (VC Engine model) (from November 1993)
• GSF400S (Normal Engine model) (from January 1995)
• GSF400VS (VC Engine model) (from January 1995)
• GSF400V-V (VC Engine model) (from February 1997)

 GSF400VZ-V (VC Engine "VZ" model) (from February 1997) 

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Bandit 600
1995 – O surge a GSF600 N Bandit lançado em fevereiro, disponível nas cores vermelho e verde. Foi baseado no estilo do pré-existente GSF400 Bandit, com um motor afinado a partir do GSX600.
1996 – O surge a GSF600 S Bandit, modelo vestida com meia carenagem.

Bandit GSF600 S – 1999 

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2000 – Primeiras mudanças importantes:
* Nova traseira.
* Instrumentação totalmente eletrônica.
* Carburadores Novos com sensor de posição de acelerador.
* Filtro de combustível adicional.
* Pinças de freio Nissin.
* 20 litros do tanque de combustível
* Melhorias no quadro e geometria da direcção.
* Altura do assento rebaixado.
* Modelo S: Nova carenagem, com faróis duplos.

Bandit 650
2005 – Primeira aparição dos novos modelos N e S em Torrangona, Espanha.
* Aumento de 56 cc para melhorar em regime baixa e média rotação.
* Assento e Guidão com altura ajustáveis.
* Partes internas novas para prever atrito reduzido, em conjunto prover desempenho mais suave e incremento de potência
* Sistema de escape 4X2X1 revisado
* Reformulação do tanque de combustível
* Novos faróis de halogéneo
* Novo display LCD digital combinando velocímetro, hodômetro, medidor de percurso, medidor de combustível e relógio
* Maior rigidez no chassis e suspensão atualizado
* Peso total reduzido
* ABS disponível no modelo "S"
* Disponível em 4 cores (prata, azul, preto e vermelho)

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2007 – Novo motor refrigerado a água e especificamento projetado para o Modelo 2007 da Bandit 650.
  Os modelos anteriores utulizaram motores retrabalhados retrabalhados de outros modelos.
*Atende aos Padrões de Emissão Euro3
* Motor 656 cc, inline-4 todo alumínio e refrigeração líquida
* Injeção eletrônica de combustível com sistema de válvula de borboleta (semelhante ao da Suzuki GSX-R e V-Strom)
* ABS disponível no modelo "S"
* Assento e guidão em altura Ajustáveis
* Suzuki PAIR (Pulsed AIR – sistema de escape de injeção de ar)
* Chassis Modificado e braço oscilante
* Potência de 85hp
*Tanque de 19L
* Alavanca da embreagem hidráulica 

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2009– Em novembro de 2008, foi anunciado que haveria algumas alterações à GSF650 2009. Alterações para ambos os modelos (N e S) são:
* Faróis Sleeker
* A moldura de cobre são ligeiramente diferentes
* Cauda luzes são mais magros
* Terminação do escape redesenhado
* Nova instrumentação (habitação individual com tacômetro Anologico, speed LCD, medidor de combustível, relógio, bem como o indicador de velocidade)

Bandit “S” 2009 

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     Além disso, o 650S tem um novo estilo. Capota com multi feixe empilhados no farol alto e faróis de baixa de refletor. A Bandit 650S tem nova carenagem e conjuntos refletores e o 650N tem faróis mais angulosos.

GSX650F 

GSX650f_2010

     A GSX650F, produzida a partir de 2008, é essencialmente uma variação sobre a Bandit 650, com a mesma especificação e componentes. Embora construído sobre um chassi de Bandit, a carenagem integral lhe dá um visual mais esportivo, semelhante aos das Suzukis GSX -R Series. Possui também o banco feita em uma peça só.

Bandit 750
     A Bandit 750 é um modelo apenas para o Japão com peças usadas de ambos os modelos 600 e 1200. O motor, apesar de visualmente idêntico ao 600, tinha uma capacidade de 748 cc, os carburadores foram semelhantes ao 600 , ao passo que a saída de escape era idêntico ao 1200. A 750 era capaz de produzir 85 cv. 

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     Todas as máquinas estavam restritos a 180 km / h (110 mph) para cumprir com os regulamentos em japonês, mas são eram facilmente modificáveis para atingir a velocidade máxima real de 220 km / h (140 mph). Alguns proprietários têm suas máquinas equipadas com carenagens de um modelo S 1200/600.

Bandit 1200

Modelo GSF1200F – 1996 

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     1996 – Os primeiros modelos Bandit 1200 eram surgiram em janeiro de 1996, apresentando o motor retunado e ampliada da já utilizada pela GSX-R1100.

Bandit GSF1200F – 1998
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     Outras diferenças dos modelos de 600 cc eram um medidor de combustível incluído, suspensão mais elevada, e maior diâmetro dos discos de freio dianteiro. A Bandit´s 1200 apresentavam embreagem hidráulica. As cores eram marrom, verde e preto.
2001 – Reformulação semelhante ao da recebida da série Bandit 600.
* Nova traseira.
* Instrumentação totalmente eletrônica.
* Carburadores Novo.
* Suzuki PAIR (Pulsed Air Injection)
* Filtro de combustível adicional.
* Pinças de freio da marca Tokico (seis pistões na dianteira).
* Tanque de combustível de 20L.
* Melhorias no quadro e geometria da direcção.
* Altura do assento abaixado.
* Modelo S: Nova carenagem com estilo moderno e faróis duplos

 
Bandit S – Modelo 2003 
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Bandit S – Modelo 2004 – Modelo Z – Limited Edition
Esse modelo saiu apenas em alguns países da Europa no ano de 2004/2005.

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     2006 –Os modelos K6 receberam uma reformulação, com uma nova forma do tanque, laterais, um banco ajustável em altura e mais um braço oscilante com uma seção transversal hexagonal. O modelo "S" têm uma nova carenagem, espelhos e farol totalmente remodelado.

Bandit “S” – 2006

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Estes novos modelos foram oferecidos com freios ABS como opcional. Houve também pequenas revisões para a transmissão nas relações internas. Este foi a última série das Bandits que utilizavam o powertrain SACS (motor com concepção e tecnologia da GSX-R 750 de 1985).

Bandit 1250 

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     2007 – Muito parecido com o modelo 650, a Bandit 1250S tem um motor refrigerado a água especialmente concebido para a Bandit. O motor a ar anterior de 1157 cc arrefecido a óleo não cumpria as normas de emissões Euro 3. Enquanto o novo motor de 1255 cc produz cavalos de potência praticamente idênticos e os valores de binário como o velho motor refrigerado a ar, uma grande diferença está no RPM de torque máximo (com apenas 3750). Esse torque é enviado para para uma nova transmissão de seis velocidades com malha constante. Também estava disponível com o 1250SA, esta versão equipada com ABS.

 

Bandit GSF1250 – 2007
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     2009 – Em 2009 os modelos dos cilindros são revestidas com Suzuki Composite Electrochemical Material ", e um eixo de balanceador secundário que melhora o conforto nos passeios.

Bandit Model 2009

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     2011 – A nova Bandit 650 N teve como destaque o novo farol multifacetado e um completo painel de instrumentos com marcadores analógico , bem como o modelo “S”.

     por Flávio  -  http://www.suzukionline.org

 

Bandit’s 2011

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Equipe: MotosBR

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3 Comentários

Arquivado em HISTÓRIA

3 Respostas para “História – Suzuki BANDIT

  1. bom dia
    gostei da materia as bandits sao maquinas lindas
    +poderia modernizar essa 650 teve mudança poucas
    poderia ter mudado a rabeta da moto e enclementar mais cavalos
    tipo 120cv
    abraçoss

  2. Braga

    É uma pena que a Suzuki demore muito para atualizar as Bandits no Brasil. Até agora, 2011, não se fala sobre ABS no Br. e lá fora já há a anos. Também quando faz alteração fica bom tempo só na 650, como agora no modelo 2011.
    A B1250 é uma senhora máquina, confortável e potente, ainda mais com o bom torque em baixa. Delícia de moto mesmo e nada assim de distante das R, pois anda muito bem

  3. Alexandre

    Alexandre

    Sou fã da suzuki, tive um tempo atrás uma GS500E. Fui roubado e atualmente estou com uma CB300R, e recentemente comprei um consorcio da Bandit. Muitos não percebem que o importa na moto não é somente os Cavalos e sim o torque que o motor possue em baixa RPM. Faz que a moto tenha um bom desempenho.

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