Bicicletas elétricas como fonte alternativa de transporte


21548515_4

    

     O trânsito hoje tem sido um dos principais problemas de todas as cidades brasileiras, sejam elas capitais ou cidades do interior. A facilidade em comprar um carro ou uma moto tem feito com que a frota desses veículos ficasse a cada ano maior, fazendo com que seja difícil circular com rapidez pelas ruas. Pior ainda é saber que a quantidade de vagas para estacionamento não têm crescido no mesmo ritmo que o de veículos em circulação.

     Com isso, várias pessoas resolveram usar fontes alternativas de transporte, como, por exemplo, a velha bicicleta. O mercado oferece produtos bem diferenciados. As bicicletas elétricas, ainda pouco conhecidas pelos brasileiros, já são uma realidade no país. Veja abaixo uma reportagem feita pelo Jornal da Gazeta e as opiniões de duas pessoas que já fazem uso dessa novidade.

 

       A idéia é simples, pedalar sem esforço. Claro que para esportista isso é heresia, mas para quem precisa chegar ao trabalho em a camisa ensopada ela é mais do que bem vinda. As bikes elétricas estão se espalhando pelo mundo, principalmente em sociedades onde carro não é sinônimo de status. Caso da Holanda, a principal consumidora de bicicletas com uma forcinha elétrica.

     O principal fabricante é a californiana Ezee. Há três anos no mercado ela fornece bikes prontas e também um kit para adaptar magrelas já existentes. Mas marcas tradicionais como a Giant já entraram no mercado. Sinal de que este parece ser um mercado promissor.

 

image

Ezee Sprint – Bicicleta elétrica

 

      Basicamente o motor elétrico é o cubo dianteiro alimentado pela bateria de NiMH ou Lítio que fica presa ao quadro. Nos modelos da Ezee, o triângulo que suporta a roda traseira é entendido para comportar o pacote. E o quanto você vai usar de força é controlado por um sistema eletrônico fixado no guidão, mas são os pés que ditam o ritmo da parte elétrica também. O ciclista decide que “marcha” usar e o movimento das pernas dão à aceleração. Ou seja, o motor faz com que o pedal seja super leve, ideal para quem não pode chegar a lugar esbaforido e suado. Em alguns modelos há um tipo de acelerador no punho como numa motocicleta, mas aí é pra aqueles casos perdidos mesmo.
    E se caso você quiser fazer aquele exercício mais puxado, ela vem com marchas normais e com cinco quilos a mais. Esse é o peso extra para o sistema. A velocidade máxima é de 16 km/h, mas do que suficiente para ser usada como veículo urbano, e a bateria é recarregada em 5 horas. E para quem quer levar a magrela para a baia de trabalho, já existe um modelo dobrável.
Bicicleta elétrica dobrável
 
     Com tudo isso tem gente afirmando que a bike elétrica é a salvação do trânsito das grandes cidades, pois subidas deixam de existir, o que pode fazer com que todas as cidades do mundo adotem ciclovias, não só as planas. E o combustível usado é muito menos poluente, depende da matriz energética de cada país, mas para as cidades seriam toneladas a menos de gases na atmosfera todo o dia.

fonte: http://www.ondepedalar.com

ekolev-2

 

6 motivos para ter uma bicicleta elétrica

China, Japão, Estados Unidos, Índia, Holanda, Alemanha, França, Itália e vários outros países usam as bicicletas elétricas como meio transporte regularmente. Além de ser uma febre, otimiza o fluxo do trânsito nos grandes centros.

Aqui no Brasil, as bicicletas elétricas ainda não são tão comuns como lá fora, mas o uso vem crescendo tão rapidamente pelo país, que certamente, elas também irão se tornar uma febre por aqui. E nós, da Verde Bike, listamos as grandes vantagens de se ter uma bicicleta elétrica, vejam só:

1. ECONOMIA:
A única despesa da bicicleta elétrica é recarregar a bateria na eletricidade, calcula-se que uma bicicleta elétrica consome R$ 0,01 por quilômetro, ou seja, muito mais barato que a gasolina. E o seu dono não paga IPVA.

2. AMBIENTE:
A bicicleta elétrica, ou e-bike é um produto ecologicamente correto, pois não emite fumaça, não poluindo o ar e nem o ambiente.

3. SAÚDE:
Não é por ser elétrica que a bicicleta impedirá seu usuário de pedalar e praticar um exercício físico. Bicicletas elétricas possuem pedais, e sempre que o ciclista quiser poderá utilizá-lo, sem contar que ao pedalar, a bateria estará sendo recarregada.

4. MOBILIDADE:
Além de ajudar o fluxo dos centros urbanos, o usuário da bicicleta elétrica não fica preso em congestionamentos. Se a bicicleta normal é considerada o segundo meio de transporte mais rápido na hora do congestionamento, imagine a elétrica?

5. CONFORTO:
Por ter bateria, o ciclista da bicicleta elétrica não precisa pedalar, diminuindo o esforço físico, cansaço.

6. PRATICIDADE:
Bicicletas elétricas são compactas, e dependendo do modelo dobráveis, sendo fáceis de transportar de um canto para outro.

Estas bicicletas são amplamente utilizadas em países como a China e a Índia, onde a bicicleta é ainda o modo de transporte preferido, especialmente dentro de classe média baixa de pessoas na Índia.

 

ekolev-1

 

Os segredos de bicicletas elétricas
 
● Proteção do ambiente: As bicicletas elétricas são amigas do ambiente, pois não tenho nenhum problema de emissão de fumaça, como no caso das motos, para que não vaza nenhum fumo que faz com que o senhor poluídos causando danos à saúde humana. Estas bicicletas contribuir muito em fazer um mais verde amanhã.

● Econômico: Uma vez que estas bicicletas correr em uma bateria elétrica, que não exigem qualquer combustível, conseqüentemente economizar dinheiro para o combustível que você incorre como no caso de seu combustível operado motos. Também não há custo mensal de manutenção como sendo efetuada no caso de motos, a única despesa que o proprietário da bicicleta elétrica tem de suportar o custo é muito menor consumo elétrico para carregar a bateria.

● Compacidade: As bicicletas elétricas são tão compacto concebido que o piloto pode passar através de um estreito espaço para fugir dos engarrafamentos. O piloto pode entrar até mesmo os shoppings, entrar no elevador do shopping e fazer as compras, não importa em que loja favorita chão o cavaleiro está localizado. Também podem ser dobrados e empurrou a suas rodas se você deseja caminhar e também pode ser acessado para os transportes públicos.

● cuidar da saúde: bike elétrica oferece às pessoas que não podem estar na forma física superior à opção de ficar de fora e andar de bicicleta, sem medo de ter que subir um morro muito tempo ou ficar muito cansado em um dia quente. Bicicletas elétricas permitir que os pilotos pedal e / ou utilização de energia, combinando os dois para o exercício saudável, sem medo de exagerar.

● Conveniência: As bicicletas elétricas são um pouco mais caro do que as bicicletas convencionais, mas são muito mais baratas do que as bicicletas a motor. Além disso, não exige nenhuma licença para passeio ou qualquer registro com a RTO, por isso mesmo meninos e meninas com menos de 15 anos podem montar as bicicletas elétricas.

 

Dicas para quem tem uma bicicleta elétrica

 

bikeeletric

 

     Já possui uma bicicleta elétrica? Sabe todos os cuidados que devem ser tomados para que você mantenha a sua segurança e das outras pessoas? Abaixo, vamos dar algumas dicas para você, afinal andar de bike é legal para o meu ambiente, para o trânsito e para todos nós que curtimos o lema #VádeBike.

– Ao carregar a sua bike elétrica, ligar o carregador primeiramente na bateria e depois na tomada. Depois de carregada, retire o carregador da tomada para depois retirá-lo da bateria.

– Nunca carregue sua bike em local molhado. O risco de choques é aumentado.

– Não deixe que a bateria esgote a sua carga totalmente. Sempre a recarregue antes que isso aconteça.

– Evite deixar a sua bike carregando por mais de 15 horas seguidas.

– Mesmo que você não utilize sua bike elétrica, carregue a bateria pelo menos uma vez por mês.

– Não acelere enquanto carrega sua bike.

– Verifique sempre se parafusos e rodas estão bem fixos, antes de sair de casa. Sua segurança depende também de tudo isso.

– Sempre utilize capacete.

– Fique sempre atento a outros veículos e equipe sua bike com acessórios que ajudem na sua visibilidade.

– Não use sua bike elétrica para praticar esportes ou em competições. Isso pode danificá-la.

– Fique atento à capacidade de peso limite que pode ser transportado.

– Evite acidentes envolvendo crianças, já que há partes cortantes em sua bicicleta.

– Faça sempre revisões em sua bike em postos autorizados, mantendo-a nova por mais tempo.

Review da bicicleta VBX02 – by Verde Bike

      Quer comprar uma bicicleta elétrica, mas está na dúvida de qual delas comprar? apresentamos VBX02, já disponível nas lojas para venda.

 

 

     Com a VBX02 você consegue chegar à velocidade de 35km/h, sem precisar pedalar. A bateria totalmente carregada permite que sejam percorridos até 40km, mas se você preferir pedalar, a bike é equipada com o câmbio SHIMANO de seis velocidades.

 

   

     Se você se liga em detalhes, a VBX02 é cheia deles. Caso você fique perdido por ai, ela tem uma bússola que pode te ajudar a saber para qual lado seguir. Os pneus são aro 24″ e o pneu dianteiro é equipado com amortecedor.

 

 

    

     Se precisar carregar alguma coisa junto com você, todas as bikes possuem um bagageiro e o peso suportado pela bike chega a 95kg de carga. Essa bike está disponível em quatro cores: azul, verde, vermelha e preta.

 

Veja abaixo mais algumas especificações da VBX02:

  • Motor de 350w
  • Quadro de Aço
  • Bateria de 36V/12Ah lead-acid
  • Tempo de recarga de bateria: 8h

 

ONDE COMPRAR A VBX02 !!!

http://www.verdebike.com.br/vendas/
clique no link acima

fonte: http://www.verdebike.com.br/

 

bicicleta-eletrica-2

 

 

Links De sites e vendas de E-Bikes

 

bicicleta-eletrica-22

bicicleta%20felisa

e-bike_sanyo1

Equipe: MotosBR

Anúncios

1 comentário

Arquivado em ARTIGOS

Uma resposta para “Bicicletas elétricas como fonte alternativa de transporte

  1. yuri l. calmon de siqueira

    Maravilhosa reportagem, com a competência que só MOTOSBR é capaz de fazer !!!! em breve estarei com a minha, só espero que o governo dê um pouco mais de atenção às ciclovias !!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s