Denatran sugere restringir circulação de motos para redução de acidentes



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     O diretor do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), Orlando Moreira, sugeriu restringir a circulação de motocicletas como forma de diminuir o número de acidentes e negou que haja problemas de hierarquia na gestão do trânsito no Brasil.

     Segundo a OMS, 20% das mortes no trânsito no país vitimam condutores ou passageiros de motocicletas, o dobro do registrado entre condutores ou passageiros de veículos com quatro rodas. O percentual de motociclistas entre as vítimas no Brasil é oito pontos maior do que a proporção média mundial, de 12%.

     Para Moreira, os índices deveriam estimular restrições à circulação de motocicletas em vias rápidas, como as já aplicadas em certos pontos de São Paulo.
O diretor defendeu também a modificação do código de trânsito brasileiro, para que motocicletas sejam impedidas de se deslocar entre os carros.

 

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     Aprovado em 1998, o código continha um artigo que proibia a circulação de motocicletas entre as faixas de rolamento dos demais veículos, mas o item foi vetado pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso. Agora, afirma Moreira, estuda-se a reincorporação do artigo.

     Segundo o ministério da Saúde, os gastos com acidentes de moto dobraram entre 2007 e 2010, ano em que houve 150 mil internações relacionadas à ocorrência. Os dados fizeram com que o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, dissesse no início do mês que o Brasil vive uma “epidemia de acidentes de motocicleta.”

 

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Hierarquia
     Em resposta às críticas de analistas ouvidos pela BBC Brasil, que citam a “fragilidade institucional” dos órgãos que gerem o trânsito no país entre as causas para o alto número de mortes, Moreira diz que o Contran (Conselho Nacional de Trânsito), responsável por coordenar o Sistema Nacional de Trânsito, é integrado por vários ministros.

     “O trânsito não é tarefa para um único ministério”, diz.

      Ainda assim, afirma que a transformação do Denatran numa autarquia, prevista em projeto que tramita no Congresso, seria bem-vinda, pois garantiria ao órgão autonomia financeira.

      Embora considere os atuais índices brasileiros de mortalidade no tráfego “inadmissíveis e preocupantes”, Moreira diz confiar num programa recém-lançado pelo órgão para melhorar as estatísticas.

      O Pacto Nacional pela Redução de Acidentes no Trânsito, afirma ele, se assentará nos cinco pilares seguintes, em ordem de importância: fiscalização, educação, saúde, infraestrutura viária e segurança veicular.

      Segundo o diretor, a ênfase em fiscalização e educação se justifica porque 80% dos acidentes no Brasil são causados por falhas humanas, como excesso de velocidade, imprudência e a recusa a usar capacete e cinto de segurança.

Por João Fellet   -   fonte: http://sobremotos.solupress.com

 

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Equipe: MotosBR

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7 Comentários

Arquivado em NOTÍCIAS

7 Respostas para “Denatran sugere restringir circulação de motos para redução de acidentes

  1. Carlos Veloso

    Lamentável. Proibir sempre foi mais fácil…do que pensar em soluções técnicas!
    Nosso trânsito está simplesmente um caos, acho que se houver campanhas de educação e fiscalização rigorosa podemos reduzir significativamente o atual número de acidentes.

  2. e

    Me deixou curioso uma parte do texto “.. 20% das mortes no trânsito no país vitimam condutores ou passageiros de motocicletas, o dobro do registrado entre condutores ou passageiros de veículos com quatro rodas..”, 20% sao de motos, 10% veiculos de 4 rodas e os outros 70% ? Sao quem, que tipo de acidente? Posso estar errado na minha conta, porem é estranho …. 20% das mortes serem de moto, é considerado pouco comparando com os outros 70%.

  3. Ilan Antonio Soares

    Só as motocicletas ? E os caminhões com até 40t em velocidade absurdas nas rodovias, ninguém está vendo ? Ou tem algum $$anto forte em Brasília que “protege” esses verdadeiros trens rodoviários ? Tem alguma coisa bem errada nisso ! Caminhões de até 9 eixos a mais de 120 por hora em todas rodovias e ninguém fala nisso ! Parem tudo, vamos investigar isso antes de se preocupar com as pequenas motos ! Pelo menos elas não trucidam uma famíla inteira a cada acidente. Suas vítimas são apenas seus próprios condutores.

  4. PAULO MOTOQUEIRO

    IDEIAS ABSURDAS É O EFEITO COLATERAL DA INCOMPETENCIA.

  5. a pagina de voces é nota 10 , gostaria de saber de uma carenagem tipo ninja da moto suzuki yes

  6. É fácil fazer o Sr. Orlando Moreira desistir dessa ideia, no mínimo ridícula. Combinar todos proprietários de motos das cidades de trafegarem ocupando o espaço de um automóvel de 4 rodas ou mais, e vamos ver a que tamanho ficarão as filas. É uma sugestão bacana também para praças de pedágio que não oferecem cabines exclusivas para motos.

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