BMW R 1200 R – uma roadster bicilíndrica para todos os gostos !!!


 

BMW R 1200 R (11/2010)

BMW_R1200R_2011_05


     A BMW R 1200 R é uma roadster bicilíndrica para todos os gostos. Agrada quem deseja uma moto para viagens médias e longas e também quem necessita de uma moto para o uso urbano. Claro que, pelo seu porte, a mobilidade na cidade é um pouco sacrificada, com uma agilidade menor. Afinal, esta BMW R 1200 R pesa nada menos que 200 kg, o que dificulta um pouco a direção em centros urbanos.

     Os proprietários do modelo devem pensar em trajetos mais longos, de preferência algumas dezenas de quilômetros e, aí sim, a moto consegue ser uma alternativa muito boa ao carro. Nesses trexos, ela consegue liberar os 109 cv e 11,7 kgfm de torque e se mostra sempre muito dinâmica e simples. Se estiver um pouco frio, como neste inverno europeu, a moto conta com punhos aquecidos, um opcional que deve ser considerado com muito cuidado pela sua utilidade limitada.

     A R 1200 R faz parte dos modelos BMW Motorrad classe Roadster, o que é indicado pela letra R. Ela figura entre as esportivas R 1200 S e R 1200 RT, pronta para satisfazer os motoristas que amam emoção e desempenho. Lançada em 2006, a esta moto alcançou sucesso imediato nas vendas e se tornaou um marco na categoria, inaugurando um segmento que pode ser chamado de "naked turismo".


     Como é habitual da BMW, há muitas opções de acessórios disponíveis. Entre eles computador de bordo, regulagem eletrônica da suspensão, para-brisas em duas versões (esportes e turismo) e acessórios para utilização da moto no inverno, como os punhos aquecidos já citados.

     Em comparação com a versão anterior, esta moto tem 50cc a mais e quase 20 quilos a menos. Isso demonstra o excelente trabalho realizado pelos técnicos para garantir maior desempenho e conforto. Apesar do aumento no desempenho, foi possível e torná-la mais segura e confiável. Ainda mais por adotar freios com ABS e o sistema ASC (Automatic Stability Control), controle anti-deslizante das rodas traseiras, que pode ser desligado.

     A moto adota o sistema Motorrad Paralever com funções na suspensão traseira e na transmissão. O resultado é uma moto muito mais confortável com uma resposta mais rápida. Outra vantagem do Paralever é que combina durabilidade com pouca manutenção.

     A BMW R 1200 R tem preço de tabela em 12.550 euros. O modelo testado estava equipado com o Pack Segurança, que inclui ABS, RDC (Tyre Pressure Monitoring System) e ASC  por 1.510 euros. Além disso, ainda havia o Touring Pack, que inclui vários acessórios, como conjunto de bagagem, silenciador cromado, banco mais confortável, punhos aquecidos, computador de bordo, para-brisa, setas com LED, DWA (anti-roubo, alarme e controle remoto) e descanso central por 700 euros.



Primeiras Impressões

     Roma / Itália –
A Lei de Murphy não perdoou o teste da BMW R 1200 R e escureceu o céu durante todo o trajeto. O que por um lado é ruim, por não ser possível nessas condições levar a moto ao limite (dela, ou do piloto), por outro é bom, já que foi possível avaliá-la em diversas situações de baixa aderência.

     Logo no primeiro contato a R 1200 R impressiona pelos 200 quilos e pela posição que o motociclista toma acima do solo. Mesmo assim, uma vez que se vira a chave na ignição nada há a o que temer, pois é possível "domar" os 109 cv e viajar em grande harmonia, somente com o som do motor. Seu porte não ajuda no tráfego, é verdade, mas uma vez que o trânsito anda a moto mostra suavidade e conforto.

     A instrumentação no painel é simples. Apenas o comando das setas pode gerar um pouco  de dificuldade no início, porque não é colocado em uma única posição. Mas todos os botões são bem visíveis. No trânsito intenso da cidade foi possível notar que é um pouco difícil pressionar o botão da buzina com luvas acolchoadas. No mais, todas as indicações estão sob controle, graças ao computador de bordo (opcional), que indica a quilometragem, o intervalo, o consumo médio e instantâneo, verifica a pressão dos pneus, temperatura da água do radiador e a temperatura exterior.

     O motor boxer de dois cilindros é dinâmico e bem equilibrado. A freadas são precisas, graças ao ABS. A roda traseira com controle anti-derrapante contribui para a estabilidade da R 1200 R. Na verdade, sendo uma naked, a R 1200 R é capaz de enfrentar viagens de 500 quilômetros, mas é necessário um controle superior. Com o BMW Motorrad ABS e o ASC (Automatic Stability Control) é possível viajar em segurança.  

     Nas estradas é possível viajar confortavelmente na R 1200 R. Na hora de fazer uma ultrapassagem, os 11,7 kgfm de torque são mais do que necessários para que todo o processo seja feito com segurança. No mais, a moto não apresenta vibrações irritantes. A BMW R 1200 R é uma naked acessível, que gosta de viajar quilômetros seja em viagens ou por esporte, sempre provando ser segura e confiável em todas as condições.

por Carlo Valente
do Infomotori/Itália
http://motordream.uol.com.br/

Equipe: motosBR

Anúncios

3 Comentários

Arquivado em BMW

3 Respostas para “BMW R 1200 R – uma roadster bicilíndrica para todos os gostos !!!

  1. Pingback: BMW R 1200 R – uma roadster bicilíndrica para todos os gostos … | Clicque Auto

  2. fernando

    gostaria de seber se essa bmw r 1200 r ja esta a venda no Brasil e qual o valor

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s