Ninja 650R: esportividade em dois cilindros


 

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Nova Kawasaki chega como mais uma opção no segmento de 600 cm³

     Anunciada no final de 2010, quase como uma surpresa de Natal para os fãs das motos verdes, a Kawasaki Ninja 650R chega como mais uma opção no segmento de motos de 600 cm3. Equipada com o mesmo motor de dois cilindros paralelos e 649 cm³ da naked ER-6n, o modelo ganhou o nome “Ninja” em função de sua carenagem integral que dá um toque a mais de esportividade para o modelo. Mas apesar do nome famoso, a Ninja 650R promete ser uma moto bastante amigável para os iniciantes e uma alternativa para aqueles que querem uma motocicleta para o uso diário, mas não abrem mão de um visual mais radical.

2011_Ninja_650R

     Disponível em duas cores — o tradicional verde Kawasaki e o sóbrio preto metálico — a Ninja 650R vai ser vendida no Brasil na versão standard e também com freios ABS. Cotada a R$ 27.770 (R$ 29.990 com ABS), essa Ninja de dois cilindros chega com um preço competitivo para disputar o mercado das motocicletas de 600 cm3 com carenagem. Atualmente, suas principais concorrentes são a Yamaha XJ6F (R$ 31.720) e a Suzuki GSX 650F (R$ 31.900), ambas têm preços superiores, porém são equipadas com motores de quatro cilindros.

Nova Kawasaki chega como mais uma opção no segmento de 600 cm³

MOTOR E ESTILO
     O propulsor bicilíndrico com duplo comando no cabeçote e oito válvulas, alimentado por injeção eletrônica, que equipa a Ninja 650R, proporciona o mesmo desempenho que a versão naked: 72,1 cavalos de potência máxima a 8.500 rpm. E seu torque de 6,7 kgfm a 7.000 rpm e a força em médios regimes fazem dela uma boa companheira para o uso urbano. Com câmbio de seis marchas e transmissão final por corrente, a Kawa de 650 cm3 tem ainda embreagem multidisco em banho de óleo.

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     Na estrada, o piloto vai contar com a proteção de uma carenagem integral que foi reformulada em 2010 — a versão anterior tinha apenas um farol central. Agora são dois faróis que conferem um visual bastante agressivo e que remete claramente às suas irmãs maiores e mais nervosas, a ZX-6R e a ZX-10R. Apesar disso, o comportamento da Ninja 650R deve ser bem mais calmo que o da ZX-6R, equipada com motor de quatro cilindros e potência de 128 cavalos.

     Mas a proposta dessa Ninja 650R é ser uma moto acessível — tanto no preço como na pilotagem. Levando-se em consideração sua irmã naked, a ER-6n, essa 650R deve ser bastante ágil e fácil de pilotar, mas com um toque de esportividade evidenciado pela carenagem integral. Mas não só. Seu painel, completamente digital, foi inspirado nas motos de competição da fábrica de Akashi. Traz velocímetro e conta-giros digital, além de relógio, hodômetros, marcador de combustível e luzes de advertência.

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CICLÍSTICA E ERGONOMIA
     Assim como o motor, o quadro e as suspensões são compartilhados com a ER-6n. O quadro tubular em aço tem garfo telescópico convencional na dianteira e um monoamortecedor traseiro fixado lateralmente. Porém, a geometria da Ninja 650R é diferente. A esportiva tem inclinação (25°) e trail (106 mm) maiores, e consequentemente uma maior distância entre-eixos (1.415 mm na Ninja 650R contra 1405 mm na naked).

2011_Kawasaki_Ninja_650R_Exhaust_Photo

     A frenagem fica por conta de dois discos de 300 mm em forma de pétala com pinça de dois pistões, na dianteira; e um disco de 220 mm e pinça de pistão simples, na traseira. Mesmo sistema utilizado na ER-6n e que deve ser suficiente para parar com segurança os 204 kg (peso em ordem de marcha) da versão standard da Ninja 650R — a versão com freios ABS tem quatro quilos a mais.

     Equipada com rodas de liga-leve de 17 polegadas, a esportiva de 650cm3 é calçada com pneus radiais sem câmara nas medidas: 120/70 (dianteira) e 160/60 (traseira).
Já o banco, guidão, pedaleiras e alças para a garupa são os mesmos da ER-6n. O que significa que, apesar do visual mais esportiva, a Ninja 650R tem uma posição de pilotagem bastante confortável e ereta sem cansar demasiadamente o piloto.

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     Porém nesta nova Kawasaki o conforto deve ser ainda maior. Já que o motociclista, que curte viajar, contará ainda com a proteção aerodinâmica da carenagem e do parabrisa.

fonte: Infomoto  (por Arthur Caldeira)

2011_Kawasaki_Ninja_650R_Rear_Brake_View

2011_Kawasaki_Ninja_650R_Rear_Shock_View

Motor
4 tempos, 2 cilindros paralelos, refrigeração líquida

Cilindrada  -  649 cc

Diâmetro x curso  -  83,0 x 60,0 mm

Taxa de compressão  -  11,3:1

Sistema de válvulas  -  DOHC, 8 válvulas

Potência máxima  -  53 kW (72,1 CV) / 8.500 rpm

Torque máximo  -  66 N•m (6,7 kgf•m) / 7.000 rpm

Sistema de combustível  -  Injeção eletrônica

Sistema de ignição  -  Bateria e bobina (ignição transistorizada)

Sistema de partida  -  Elétrica

Sistema de lubrificação  -  Lubrificação forçada (cárter úmido)

Transmissão  -  6 velocidades

Sistema de acionamento  -  Corrente de transmissão

Relação de redução primária  -  2,095 (88/42)

Relação da 1ª marcha  -  2,438 (39/16)

Relação da 2ª marcha  -  1,714 (36/21)

Relação da 3ª marcha  -  1,333 (32/24)

Relação da 4ª marcha  -  1,111 (30/27)

Relação da 5ª marcha  -  0,966 (28/29)

Relação da 6ª marcha  -  0,852 (23/27)

Relação de redução final  -  3,067 (46/15)

Sistema de embreagem  -  Multidisco, em banho de óleo

Tipo de quadro  -  Diamond em aço de alta elasticidade

Inclinação / Trail  -  25° / 106 mm

Suspensão dianteira  -  Garfo telescópico de 41 mm

Suspensão traseira  -  Monoamortecedor com pré-carga da mola ajustável

Curso da suspensão dianteira  -  120 mm

Curso da suspensão traseira  -  125 mm

Pneu dianteiro  -  120/70ZR17M/C (58W)

Pneu traseiro  -  160/60ZR17M/C (69W)

Freio dianteiro  -  Disco duplo de 300 mm em forma de pétala, pinça com pistão duplo

Freio traseiro  -  Disco simples de 220 mm em forma de pétala, pinça com pistão simples

Ângulo de direção (esq. / dir.)  -  35° / 35°

Dimensões C x L x A  -  2.100 mm x 760 mm x 1.200 mm

Distância entre eixos  -  1.410 mm

Distância do solo  -  145 mm

Altura do assento  -  790 mm

Capacidade do tanque  -  15,5 litros

Peso em ordem de marcha  -  204 kg/ 208 Kg (C/ ABS)

Cores:  -  Lime Green, Ebony

Preço sugerido R$ 27.770,00* (Modelo 2011)
Preço sugerido R$ 29.990,00* (Modelo 2011 c/ ABS)

* O valor acima refere-se ao preço público sugerido, para pagamento à vista, e não inclui despesas com frete e seguro. Preço, cores e disbonibilidade em estoque sujeita a alteração sem prévio aviso.Fotos meramente ilustrativas.

A Kawasaki recomenda lubrificantes Motul.

Equipe: MotosBR

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