O Mercado das Duas Rodas em 2010


bann

 

            Em 2010, foram diversos lançamentos das mais variadas marcas e modelos. Desde pequenas motonetas de 50 cm³ até grandes motocicletas de luxo equipadas com motores de 1600 cm³, passando por scooters e CUBs. Nas apresentações à imprensa, uma frase foi muitas vezes repetida: “O Brasil é a bola da vez”. Para a felicidade geral, finalmente o brasileiro está entre os principais consumidores de motos do planeta, tanto em modelos populares, como também em motos premium.

             Por este motivo, a retrospectiva do ano para o setor de duas rodas foi dividida por marcas, com destaque para as empresas mais representativas do segmento e também àquelas que apresentaram novidades. Alguns novos modelos já eram esperados e outros finalmente chegam às lojas.

logo-bmw1BMW
A marca alemã fez história em 2010. Os números de vendas bateram recordes — 3.500 unidades emplacadas –, impulsionados principalmente pela G 650 GS. A trail montada em Manaus (AM) pela Dafra Motos caiu no gosto do motociclista brasileiro. Também chegaram às concessionárias a R 1200 GS, R 1200 GS Adventure e R 1200 RT, que usam a nova versão do motor boxer. Já a série comemorativa dos 30 anos da linha GS, com mudanças estéticas, também foi apresentada para delírio dos entusiastas e colecionadores. Durante o Salão do Automóvel de São Paulo foi mostrada, em primeira mão, a mais nova BMW, a K 1600 GLT, modelo touring de luxo, que esbanja conforto e muita tecnologia embarcada. No final do ano, a marca anunciou a montagem, também em Manaus por meio do sistema CKD, da naked F 800 R.

bmwf800r

BMW F800R – 2011

 

DAFRA-logo-DAFRA
Parceira logística da BMW, a Dafra apresentou dois modelos comentados: fruto do acordo com a indiana TVS, a Apache 150 é uma street com visual inédito para o segmento. Mas, o modelo de mais destaque foi o maxiscooter Citycom 300i, montado em Manaus em parceria com a taiwanesa SYM — com preço sugerido de R$ 12.690, o modelo preenche uma lacuna entre os scooters de média cilindrada. Para o segmento de entrada, a Dafra lançou a pequena Super 50, "motinho" street ideal para curtos deslocamentos urbanos.

 

Apache150

Dafra Apache 150 RTR

 

Ducati-logoDUCATI
A tradicional fabricante italiana apresentou a Hypermotard 796, que usa a mesma base da Hypermotard 1100, porém com motor menor e mais “esperto”. Apresentada oficialmente durante o Salão da Motocicleta, a nova Multistrada 1200 chegou com a proposta de encarar qualquer desafio. Neste ano também, a Ducati mostrou-se interessada em abrir uma fábrica no Brasil. Mandou até uma comitiva de empresários italianos para conhecer o Polo Industrial de Manaus.

 

Ducati_Hypermotard_796

Ducati Hypermotard 796

festa105anos_640x408HARLEY-DAVIDSON
No início de dezembro chegou ao fim a batalha judicial envolvendo a fabricante americana Harley-Davidson Motor Company e a HDSP/Grupo Izzo, distribuidora exclusiva das motocicletas no Brasil. Em nota oficial, as duas empresas anunciam mudanças de operação no país. O acordo entre as partes encerra o processo judicial que se arrastou desde março na 26ª Vara Cível do Tribunal de Justiça de São Paulo e permitirá à Harley aumentar a sua participação no mercado nacional por meio de novos concessionários. Com certeza essa “pendenga” jurídica atrapalhou os planos da marca em lançar novos modelos no Brasil neste ano que se encerra.

2011_5_199599_VividBlack

Harley-Davidson® Heritage Softail® Classic motorcycle FLSTC – 2011

honda_logoHONDA
Líder absoluta do segmento de duas rodas com quase 80% do market share, a Honda apresentou várias novidades no decorrer deste ano. A superesportiva CBR600RR ganhou freios combinados com sistema anti-travamento (C-ABS). Já o sistema Mix, que permite uso do álcool ou gasolina em qualquer proporção, como nos carros flex, foi incorporado à Honda Fan 150, além da NX 150 Bros e da CG Titan. Comemorando mais de 1 milhão de unidades do scooter Lead vendidas em todo o mundo, o modelo ganhou a “Special Edition”, que traz novos esquemas de cores. A Honda também inaugurou uma nova linha de montagem em Manaus exclusivamente para fabricar modelos de baixa cilindrada — leia-se Pop, Biz e Lead.

 

Lead-110-Special-Edition

Honda Lead 110 Special Edition

kasinskiKASINSKI
A Kasinski, sob controle chinês, mostrou em 2010 que aposta alto no segmento de veículos elétricos. A empresa fechou uma parceria com o governo do Estado do Rio de Janeiro para a construção da primeira fábrica de veículos elétricos do Brasil. Neste segmento, a marca lançou a Prima Electra, scooter totalmente elétrica. Já a linha CRZ trouxe dois modelos: a motard CRZ 150 SM e sua versão off-road chamada apenas de CRZ 150. Em setembro a Kasinski inaugurou sua fábrica em Manaus e, em dezembro, mostoru a Comet 150, modelo street que traz como principal diferencial a garantia de três anos e seguro de 12 meses.

 

crz

Kasinski  CRZ 150 Motard

 

KawasakiLogoKAWASAKI
A marca japonesa Kawasaki ampliou e muito a linha de motos oferecida aos motociclistas brasileiros. Com o crescente número de vendas de sua pequena esportiva, Ninja 250R, a marca patrocinou a Copa Ninja, campeonato monomarca que deve acontecer novamente em 2011. A Naked Z750 recebeu o opcional de freios com ABS. Também com ABS opcional, a grande ZX-14R chegou praticamente junto com a nova naked Z1000. Neste ano foi lançada ainda a versátil Versys 650, trail que também pode ser equipada com ABS. Em 2010 a linha Vulcan 900 (Classic, Custom e Classic LT) começou a ser produzida no Brasil, assim como já ocorria nos modelos Z750, ER-6n e Ninja 250R. Aos 45 minutos do segundo tempo foi lançada a Ninja 650R, que usa a mesma base mecânica da naked ER-6n, ou seja, motor de dois cilindros paralelos.

 

101126_650ninja

Kawasaki Ninja 650R – 2011

ktm-logoKTM
Apesar de não apresentar um alto número de vendas a marca foi notícia em 2010 ao confirmar sua chegada oficial ao Brasil, com a instalação de uma fábrica no Polo Industrial de Manaus. Além disso, a marca austríaca deve lançar em meados de 2011 dois novos modelos no país: Duke 125 e Duke 200. Além disso, ampliará o número de concessionárias para revender praticamente toda sua gama de modelos importados.

 

125_Duke_or_left_640x408

KTM 125 Duke

 

suzuki_logoSUZUKI
Em 2010, a japonesa Suzuki atualizou muitos modelos de sua linha. As novas versões das esportivas GSX-R750 e GSX-R1000 desembarcaram no país. Quem chegou também foi a big custom Boulevard M1500. Outra moto de respeito, a naked B-King, agora é montada em Manaus. Contudo, a principal notícia foi a chegada da nova linha Bandit 650 (S e N), com o mesmo visual do modelo europeu. Entre as motos de pequena capacidade cúbica destaque para a edição limitada da Yes 125, chamada de SE.

 

Suzuki-Yes-EN-125_2011

Suzuki YES 125 SE

Yamaha-LogoYAMAHA
Logo no início de 2010, foi lançada a edição limitada da YS 250 Fazer. Em seguida, o modelo passou pela maior reestilização desde o seu lançamento, ganhando um novo painel, farol e freio a disco traseiro. Para brigar no concorrido mercado de motos de 600 cm³, a marca dos três diapasões apresentou a XJ6 em duas versões: naked e carenada. Quem desembarcou também no Brasil foi a última versão da superesportiva YZF-R1 e seu notório motor com virabrequim crossplane. Na categoria CUB quem renasceu foi a pequena Crypton agora com motor de 115 cm³, porém ainda usando carburador. O maior lançamento foi sem dúvida a versátil XTZ 250 Ténéré. Usando a mesma base mecânica da XTZ 250 Lander e um nome consagrado, a Ténéré 250 veio para atender aos anseios de quem usa a moto no dia a dia e também faz viagens nos finais de semana.

 

XTZ250Tenere_1

Yamaha XTZ 250 Ténéré

 

Para 2011, novas motos vendidas na Europa e América do Norte devem desembarcar por aqui, ao mesmo tempo em que novas marcas devem fincar bandeira em solo brasileiro. É esperar para ver.

Fonte: Portal UOL – Infomoto (por Lucas Rizzollo)

Equipe: MotosBR

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em NOTÍCIAS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s